Blog da Juntos

Profissional de obra em canteiro sorrindo e usando EPIs.
23 de novembro de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O termo Lean Construction significa “construção enxuta” e está associado com uma ideia de “enxugar” processos considerados necessários ou exagerados no canteiro de obras. Dessa forma, é possível seguir à risca o cronograma planejado, livrando-se de atrasos e custos extras que podem frustrar o cliente – e, claro, o time de profissionais de obra envolvido no projeto.

Abaixo, você confere mais informações sobre o Lean Construction (também conhecido como Sistema Lean). Fique atento e prepare-se para botá-lo em prática nos seus próximos projetos.

Leia também: 3 passos para manter a obra sob controle

Como surgiu o Lean Construction?

A filosofia por trás do Sistema Lean surgiu no Japão, na indústria automobilística, através de Taichii Ohno, engenheiro da Toyota – por isso, muitas vezes o Lean Construction é associado com o Toyotismo. Ohno desenvolveu uma produção focada em redução de custos e aumento de produção.

No campo da construção civil, esse conceito foi incorporado por Lauri Kosela, pesquisador da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido. Koskela adaptou a ideia de corte de gastos e aumento da produtividade para a realidade do canteiro de obras, resultando no Sistema Lean.

Leia também: Como fidelizar clientes no mercado da construção civil?

O Lean Construction no canteiro de obras

Imagine um canteiro de obras bagunçado, com sujeira e entulho misturado. Os locais de armazenamento dos materiais não foram bem definidos; brita e areia se misturam. Perde-se muito tempo em meio a bagunça, que prejudica a visibilidade e o bem estar da obra.

Materiais desperdiçados, tijolos quebrados. Funcionários que não usam os equipamentos de segurança e se machucam durante o processo. Problemas que surgem e são “solucionados” de qualquer jeito, sem estratégias.

Tudo isso desperdiça tempo e material, e afeta a qualidade do produto final. Isso sem falar na sustentabilidade

Com o Sistema Lean aplicada à construção civil, tudo o que é feito na obra é bem pensado e bem organizado; o tempo é aproveitado e os recursos são otimizados.

Todos os envolvidos no processo devem compreender a importância de executar os processos corretamente. As palavras de ordem são: produtividade, redução de desperdício e prazos atendidos.

Em resumo, o Sistema Lean não dá ponto sem nó.

Leia também: Construção 4.0: o que é e por que aderir ao movimento?

10 princípios do Lean Construction

  • 1. Redução das atividades que não agregam valor > Todas as atividades que gastam tempo, espaço e recursos, mas não geram valor para o cliente, ou seja, não modificam o produto final. Exemplo: movimentação dificultada pela quantidade de entulho espalhado na obra ou tempo desperdiçado limpando sujeira acumulada.

    Vale lembrar o pessoal do canteiro de sempre prezar pela limpeza, viu?

  • 2. Aumentar o valor agregado a partir das considerações do cliente > Ouvir o cliente é fundamental. Entender bem as necessidades do consumidor evita tempo gasto com coisas que não são importantes para ele.
  • 3. Reduzir a variabilidade > Cada obra é diferente, porém, todos os “fatores imprevisíveis” devem ser reduzidos. Diminuir retrabalhos por serviços mal executados é um exemplo.
  • 4. Reduzir o ciclo de construção > Atrasar obras resulta em dor de cabeça e insatisfação. Reduzir o tempo de ciclo significa livrar-se de atividades que não geram valor e não são necessárias ao processo.
  • 5. Simplificação de processos > Quanto mais etapas um processo tiver, mais custoso e demorado será. É preciso desafogar o fluxo de informações necessárias para que as coisas aconteçam.
  • Leia também: Cadeia produtiva na construção civil: conheça e domine os seus 3 pilares

    Carrinho de mão e argamassa.
    Um canteiro de obras limpo e organizado faz parte dos princípios do Lean Construction.
  • 6. Aumentar a flexibilidade > Ter um processo no qual o cliente possa fazer alterações que sejam aceitas com rapidez e qualidade.
  • 7. Aumentar a transparência do processo > Todos os envolvidos precisam estar alinhados entre si e entender sua importância em cada etapa.
  • 8. Controlar o processo como um todo > Sempre medir e controlar os processos, para saber o que pode ser corrigido. Monitorar, planejar, observar.
  • 9. Implementar melhorias contínuas > Princípio autoexplicativo, né? Por mais que o seu processo de construção esteja assentado, é sempre possível melhorar!
  • 10. Ter referência > Estudar e aprender com o mercado e aplicar nas obras. A Juntos Somos Mais ajuda você com isso! Basta participar dos nossos treinamentos, que são realizados em parceria com gigantes da indústria, como Gerdau, Tigre e Votorantim. Depois de finalizar cada capacitação, você recebe um certificado que comprova o seu conhecimento sobre o assunto, agregando mais valor ao seu trabalho.
  • Leia também: Transformação digital na obra: como a Juntos Somos Mais transforma o setor?

    Gostou de saber mais sobre Lean Construction?

    A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

    Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

    Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog do Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!

    Essa matéria foi útil?

    Sim
    Não
    Obrigado pelo seu feedback!

    Assine nossa newsletter

    Receba notícias exclusivas