A preocupação com práticas mais sustentáveis vem crescendo e se tornando pauta entre os brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da WWF, e que engloba 54 países, as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram um aumento de 71% nos últimos cinco anos.
No Brasil, a onda de “despertar ecológico” também cria força e essa tendência cria oportunidades de mercado para as mais diversas empresas, principalmente no setor da construção civil.
Pensando nisso, neste post falaremos sobre o que é sustentabilidade, sua importância para o setor e como aplicá-la nas obras. Continue lendo e saiba mais!
Leia também: 5 dicas para aumentar a eficiência do canteiro de obra
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é o conjunto de ações focadas na preservação de um processo ou sistema. Em outras palavras, podemos dizer que o termos significa cuidar, apoiar ou conservar.
As três áreas consideradas o tripé da sustentabilidade, são:
- Sustentabilidade social;
- Sustentabilidade ambiental;
- Sustentabilidade econômica.
Ao integrar essas três áreas da sustentabilidade é possível garantir impactos positivos na construção civil, busca-se a preservação da natureza e dos recursos não renováveis. O objetivo deve ser trocar recursos que possam ser substituídos por opções mais sustentáveis e usar de forma consciente os que não podem. Gerando, dessa forma, menos impacto.
A Importância da sustentabilidade na construção civil
Segundo dados coletados pela Bild Desenvolvimento Imobiliário, incorporadora e construtora, em um dia de trabalho cada profissional de obra gera aproximadamente 51,74 gramas de resíduos, se considerarmos um número por volta de 170 colaboradores esse número pode chegar a 9 kg de resíduos por dia.
Leia também: Estudo de viabilidade técnica: os 5 erros mais comuns e como evitá-los
A importância da sustentabilidade na construção civil é justamente garantir que durante toda a obra sejam tomadas medidas que reduzam os impactos ambientais. Ações como a reutilização de materiais, a definição de alternativas para a exploração dos recursos naturais e a busca por novas formas de gerar e economizar energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente.
Abaixo podemos conferir algumas das vantagens da sustentabilidade nas obras.
Vantagens da sustentabilidade na construção civil
- Redução de gastos, graças a otimização dos processos;
- Incentivos fiscais, cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no setor;
- Maior conforto aos proprietários, devido às práticas arquitetônicas sustentáveis que vão de controle térmico a redução na conta de luz;
- Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado.
Como aplicar a sustentabilidade nas obras
Pensando em facilitar a inclusão de práticas mais sustentáveis nos projetos e obras, separamos algumas dicas para você e sua equipe.
1. Converse com seu cliente e sempre ofereça a opção de materiais de construção de baixo impacto ambiental, que poupam recursos naturais e são mais duráveis. Você pode explicar que o custo de alguns pode ser um pouco mais elevado a princípio, porém em longo prazo exigem menos manutenção.
2. Faça a gestão correta de resíduos durante toda a obra, desde a etapa de construção até sua finalização, prevendo espaços destinados à separação dos resíduos domésticos, para facilitar a reciclagem.
3. Durante o planejamento da obra, preveja áreas que possam funcionar com iluminação natural, assim será possível minimizar o uso da iluminação artificial.
4. Converse com o cliente sobre isolamento térmico e explique que seu uso correto pode evitar perdas de calor no inverno e ganhos de calor no verão. Dessa maneira é possível manter uma temperatura agradável no interior da edificação, o que diminui e evita o uso de aparelhos elétricos para equilibrar a temperatura.
5. Sempre que possível, reutilize a água utilizada no canteiro da obra e explique para o cliente que a reutilização desse recurso é uma solução econômica e sustentável, pois diminui o volume de água jogado nas vias públicas.
Você gostou de saber mais sobre sustentabilidade no setor da construção civil?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.