Quando falamos em construção civil, abrimos um leque de possibilidades. Afinal de contas, a área é extremamente ampla, recheada de diversos setores e composta pelos mais diferentes profissionais.
Porém, para que haja organização e lucro, é preciso sistematizar todos os segmentos e diferenças em uma cadeia de produção. Dessa forma, é possível manter a eficiência no canteiro de obra e ainda otimizar os lucros.
A seguir, você confere mais informações sobre a cadeira produtiva do setor e quais são os seus pilares principais.
Os 3 pilares da cadeia de produção
A cadeia produtiva da construção civil está dividida em três:
- Cadeia montante;
- Cadeia principal;
- Cadeia jusante.
Leia também: Segurança no trabalho: o que todo profissional de obra deve saber
- Cadeia montante: está diretamente ligada com o que ocorre antes de iniciar uma obra, ou seja, envolve indústrias (madeireira, cerâmica, telecom e redes, segurança etc), insumos diversos (cimento, areia, cal, rejunte etc), materiais elétrico, siderúrgica, equipamentos de segurança (EPIs). Também pode abarcar os processos de transporte e logística de fornecedores na obra.
- Cadeia principal: relaciona-se ao que está diretamente conectado com as etapas durante a execução da obra, como desenvolvimento de projetos, serviços técnicos especializados, tecnologia e inovação (softwares de gestão e automação) e o uso de ferramentas e equipamentos.
- Cadeia jusante: reúne as etapas de transporte e logística, sustentabilidade e aproveitamento de resíduos gerados, limpeza do pós-obra e serviços de decoração e manutenção de móveis.
Fique sempre atento aos detalhes que envolvem o mundo da construção civil. Afinal, um pequeno detalhe pode fazer a diferença para você enfraquecer ou fortalecer o relacionamento com o seu cliente – ou com os seus pedreiros e profissionais de obra.
Além disso, ficar atento à cadeia produtiva pode trazer a oportunidade de identificar gargalos no processo e, assim, melhorar cada uma das etapas da construção.
Leia também: 3 passos para manter a obra sob controle
Quer saber mais sobre a cadeia de produção na construção civil?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.