Blog da Juntos

Profissional de obra em um canteiro, anotando informações e gerindo a equipe.
29 de agosto de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Planejar, orçar e executar são etapas fundamentais para o sucesso da administração de uma obra. Porém, para manter essa estrutura funcionando, existe uma operação complexa que nem sempre é percebida no dia a dia.

Estamos falando sobre o planejamento e execução do projeto, trabalho que está por trás do dia a dia e que vai te ajudar a garantir o cumprimento do cronograma adequado. Mas você sabe como realizar essa administração? Para te ajudar a aprender mais sobre o assunto, separamos 3 dicas para manter a obra sob controle.

3 dicas de administração de obra que podem ajudar no dia a dia

É importante compreender que não é do dia para a noite que os problemas começam a aparecer: retrabalho frequente, gastos não previstos, alta rotatividade de profissionais e atrasos no cronograma são sinais comuns de que a administração da sua obra precisa ser revista.

Você identificou os sintomas acima no cotidiano de trabalho? Para resolvê-los, siga as nossas orientações abaixo.

Profissionais de obra reunidos, debatendo sobre o projeto que está em execução.
Não deixe a administração de obra do seu projeto de lado. Ela é importante para o cumprimento de prazos e do orçamento combinado.

1 – Reveja seu planejamento e seja realista


Percebeu que o seu estudo de viabilidade da obra foi feito às pressas? É hora de rever o planejamento. Seja realista em relação aos prazos e custos até então aprovados, considerando possíveis imprevistos que possam acontecer.

Além disso, verifique as datas de entrega dos materiais necessários para que a obra não precise ser paralisada.

2 – Comunique-se de forma clara e rápida

Pode parecer clichê, mas a comunicação é fundamental para que a gestão de obra seja feita de forma completa. Desse modo, não basta apenas comunicar: a administração de obra exige que a troca de informações entre os profissionais seja feita de forma rápida, precisa e clara.

Mais ainda, reuniões entre os times devem ser feitas de forma periódica, não apenas para atualizar sobre o andamento do projeto, mas também para ouvir os profissionais envolvidos: é durante essas conversas que você pode identificar possíveis problemas.

3 – Estabeleça metas


Dividir as etapas de uma obra em fases pode ser uma ótima opção para você ter maior controle sobre os prazos e sobre a execução do projeto como um todo. Ao criar metas, você consegue manter seu time mais engajado e consegue prever possíveis atrasos de cronograma.

Você gostou de saber mais sobre a administração da obra?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas