Blog da Juntos

Homem segurando ícone de emoji satisfeito com 5 estrelas.
30 de novembro de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O sucesso do cliente (também conhecido como customer success) é uma cultura organizacional que surgiu com empresas SaaS (empresas que vendem softwares como serviço) e aos poucos se popularizou em todos os segmentos, inclusive no varejo.

A prática, quando adotada, tem como objetivo mudar o conceito de todos os setores da empresa (comercial, marketing, atendimento, jurídico) sobre o que é um bom pós-venda, um bom relacionamento com o cliente e uma fidelização bem sucedida.

Confira mais informações e prepare já o seu negócio para aderir ao sucesso do cliente.

Por que implementar o sucesso do cliente na sua empresa?

  • Sabia que conquistar um cliente novo sai de 5 a 25 vezes mais caro do que manter um que você já tem? A informação é de um dos gurus do marketing, o pesquisador e economista Philip Kotler.
  • 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência que consideram melhor, segundo pesquisa divulgada no portal Mundo do Marketing.
  • 70% dos clientes não voltam a comprar de uma marca se a experiência é considerada insatisfatória ou ruim, segundo artigo do portal E-commerce Brasil.
  • Aumentar sua retenção de clientes em 5% gera um aumento de 25% na sua receita, de acordo com a consultoria americana Bain & Company.

Desse modo, podemos entender que quando um cliente tem uma experiência de sucesso na sua loja, ele volta a comprar mais vezes, gastando mais, ou seja, aumentando o ticket médio e outras métricas de vendas super importantes para o negócio.

Além disso, ele recomenda sua loja para outras pessoas, fazendo o famoso marketing boca a boca.

Sendo assim, as principais vantagens de implementar o sucesso do cliente na sua empresa são:

  • Melhora na reputação do mercado
  • Atração de novos clientes através de depoimentos positivos
  • Fidelização dos clientes
  • Diminuição da perda de receita por clientes que passam a comprar em concorrentes

Leia também: Como usar as redes sociais no varejo para vender mais?

Cliente avaliando varejista pelo celular, concedendo 5 estrelas de satisfação.
O sucesso do cliente é uma cultura que deve ser adotada por todos os setores do varejo.

Como implementar as práticas de sucesso do cliente?

Um atendimento que supera expectativas e um PDV (ponto de venda) que abraça o cliente e faz com que ele queira passar tempo dentro da sua loja, por exemplo, são fatores que contribuem para que ele se sinta satisfeito, retorne e recomende. A primeira impressão é a que fica: esse ditado popular serve muito para o varejo.

Estar presente tanto nas redes sociais, quanto no varejo físico e no e-commerce também é de extrema importância. Hoje, o cliente quer e deve comprar de qualquer lugar, a qualquer hora. Ter sites, aplicativos, televendas, aplicativos de mensagem e redes sociais contribuem para que o cliente possa facilmente recorrer a sua empresa.

Leia também: Vendas por WhatsApp: saiba como fazer para aumentar seus lucros

Além disso, campanhas de fidelidade e acúmulo de pontos contribuem para evitar o churn, que é basicamente, a evasão de clientes. Se um cliente fiel, que compra com frequência, parasse de consumir na sua loja, o que você faria? Recuperar um cliente não é fácil, portanto, toda a ajuda para mantê-lo fidelizado é bem-vinda.

Contato proativo é uma estratégia interessante. Ou seja, não espere o cliente entrar em contato com você para resolver possíveis problemas ou prestar um atendimento de qualidade. Antecipe-se e fale com seu cliente para saber se ele está satisfeito, se entende todos os usos do produto e ofereça soluções complementares à compra.

Defina métricas de acompanhamento para monitorar o sucesso do cliente

Assim como existem métricas de vendas, também há métricas para definir o sucesso do cliente. Não é uma receita de bolo que será igual para todas as empresas, mas ajuda a ter um norte e montar estratégias.

  • NPS ou Net Promoter Score: mede a probabilidade do cliente recomendar sua empresa a amigos e familiares. Pode ser medida através do questionamento: “de 0 a 10, qual a chance de você recomendar nosso produto/serviço para um amigo ou familiar?”.
  • First Contact Resolution (FCR): métrica que analisa a taxa de resolução de problemas logo no primeiro contato. Se o cliente precisa ficar buscando contato diversas vezes para ter suas necessidades atendidas, significa que o atendimento que ele tem logo no início pode ser melhorado.
  • Expansão da receita: forma de analisar se os clientes estão gastando mais com o passar do tempo, ou seja, aumentando o ticket médio.

Leia também: Suporte ao cliente: como o segmento de Casa e Construção pode melhorar o atendimento ao consumidor?

Tiramos suas dúvidas sobre Customer Success?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog do Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas