O churn é uma métrica que indica a taxa de cancelamento de clientes em um determinado período. Em outras palavras, ele mostra quantos consumidores a sua empresa perdeu por mês, trimestre ou ano, por exemplo. Desse modo, quanto menor o churn, melhor para a empresa.
Afinal, bater recordes de vendas todos os meses não adianta de nada se você não consegue fidelizar esses compradores. Isso porque um público fiel é muito mais rentável para o seu negócio do que qualquer outro tipo de público-alvo.
Vale dizer que a métrica é importante pois ajuda a medir a expansão da sua empresa, já que é preciso que o número de novos negócios exceda esse indicador. Muitas empresas acabam focando em conquistar novos clientes, mas deixam para segundo plano algo ainda mais importante: manter os consumidores fidelizados, o que faz com que a taxa de churn aumente.
Deu para entender o que é churn e a sua importância na estratégia de vendas? Então agora chegou o momento de saber quais são as melhores maneiras de evitá-lo. Siga com a gente!
Como evitar o churn?
Reparou que o churn da sua empresa está alto? Então confira estratégias para solucionar esse problema.
Revisite a sua estratégia de comunicação
Já pensou que você pode estar se comunicando com o público-alvo errado? Isso pode acontecer, pois muitas vezes a mensagem é transmitida a públicos com necessidades diferentes e os clientes percebem somente depois que o produto não era aquilo que eles estavam esperando.
Por isso, é importante revisitar a sua estratégia de comunicação para entender se você está atingindo as pessoas certas, que têm mais probabilidade de comprar com você novamente e se tornar um consumidor recorrente.
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Invista em uma relação de confiança com seus clientes
Os clientes adoram saber que a sua empresa se preocupa com eles. Dessa forma, é importante realizar ações para interagir com os seus consumidores e ajudá-los a escolher os produtos que mais se encaixam nas suas necessidades.
Uma boa maneira de fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente é compartilhando conteúdos relevantes, com novidades e dicas úteis.
Melhore o seu atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é decisivo. Ele pode fazer com que o cliente “volte sempre”, mas também pode espantar possíveis consumidores recorrentes, colocando em risco os resultados da empresa.
Por isso, invista em treinamentos para a sua equipe de vendedores e melhore os processos da sua loja física e e-commerce, sempre com a intenção de facilitar a compra dos usuários e solucionar eventuais dúvidas.
Conheça a jornada de compra dos seus consumidores
Essa missão pode parecer complicada, mas, com a ajuda de um software de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), você conta com a ajuda da tecnologia para monitorar os seus consumidores e como eles interagem com a sua marca antes, durante e depois de comprar os seus produtos.
Além disso, esse sistema de gestão pode refinar o seu atendimento ao cliente e auxiliar em outras estratégias de vendas.
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Tiramos suas dúvidas sobre churn?
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