Você sabe qual é o segredo para manter uma saúde financeira estável e conquistar cada vez mais resultados positivos? Acompanhar de perto os indicadores de desempenho do seu negócio.
Assim, você consegue mensurar a eficácia das estratégias de vendas traçadas até o momento e tem um termômetro confiável sobre os seus resultados. Além disso, com acompanhamento recorrente, fica mais fácil identificar problemas e trabalhar rapidamente na solução.
Para ajudar você a ficar de olho nas métricas que realmente importam, nós trouxemos uma seleção dos indicadores fundamentais para o varejo.
5 indicadores de desempenho para você ficar de olho
Existe uma infinidade de indicadores de desempenho por aí. Cada um tem uma importância diferente para cada segmento do mercado. A seguir, você confere os principais para a realidade do varejo.
1 – Taxa de atratividade
Essa métrica serve para indicar se a sua estratégia de atração de clientes para a loja física é realmente efetiva. Ela leva em consideração a quantidade de pessoas que passam em frente ao seu estabelecimento e quantas realmente entraram.
O cálculo da taxa de atratividade é feito dividindo a quantidade de passantes pela quantidade de quem, de fato, entrou na sua loja.
Vale destacar que esse indicador pode gerar ideias valiosas para pensar as vitrines e os arredores do estabelecimento de forma mais estratégica, visando atrair os compradores.
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2 – Tempo de permanência na loja
Aqui, o objetivo é avaliar o tempo médio de permanência do cliente na loja. Se o tempo for muito baixo, vale como alerta para reavaliar a experiência proporcionada ao consumidor, considerando novas ações de marketing, reposicionamento de produtos e divulgação de promoções.
3 – Número de clientes cadastrados
Quantos estão cadastrados na sua base de dados? É sobre isso que se trata a métrica no varejo de clientes cadastrados. Estar atento a esse indicador é muito importante, principalmente se você tem um planejamento para fidelizar clientes e realizar comunicações pós-venda.
Afinal, apenas com os dados de contato desses clientes é possível impactá-los com ações de marketing que vão ajudar no aumento das vendas.
4 – ROI, ou Retorno Sobre o Investimento
O ROI mede o quanto você lucrou em relação ao quanto investiu. Ele serve tanto para avaliar campanhas específicas de marketing (como o resultado das suas ações de Black Friday, por exemplo), quanto dar uma visão geral dos investimentos feitos até o momento.
Para calculá-lo, basta seguir a fórmula abaixo:
ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento
Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem.
5 – Faturamento por metro quadrado
Quanto maior for o espaço de uma loja, mais produtos podem ser comercializados, certo?
Desse modo, é esperado que, quanto maior a loja, maior seja o seu volume de vendas. E é sobre isso que se refere a métrica de faturamento por metro quadrado.
Em conjunto com a análise do tempo de permanência na loja, é possível repensar toda a organização da loja, desde a disposição dos produtos disponíveis até a exploração de pontos de venda estratégicos, trabalhando o merchandising e a comunicação visual de maneira assertiva.
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Tiramos suas dúvidas sobre alguns dos principais indicadores de desempenho para o varejo?
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