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Vendedora separando um pedido feito pelo e-commerce da loja.
3 de novembro de 2022
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Para se ter uma ideia da importância do e-commerce, somente em 2021, o comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento de R$ 161 bilhões, 26,9% maior do que no ano anterior, segundo relatório divulgado pela Neotrust, empresa responsável por auditar as vendas do e-commerce nacional. Vale dizer que o número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas.

Esses números mostram que o e-commerce conquistou um papel super importante no mercado, potencializado durante o período da pandemia do Covid-19, em 2020. Durante esse período, quem não se adaptou, sofreu as consequências. E você? Está pronto para dar o primeiro passo em direção à transformação digital no varejo?

Se você ainda pensa que o e-commerce é uma tecnologia disponível apenas para grandes empresas e corporações, nós viemos aqui derrubar essa ideia e mostrar que sim, o e-commerce também é para você, pequeno e médio empreendedor!

Por que investir no e-commerce? Confira 8 motivos

Ainda relutante em investir nessa frente digital? Não se preocupe! Dê uma olhada nos tópicos que separamos abaixo e deixe que eles motivem você a conquistar a sua loja online.

Leia também: Gerindo sua loja de material de construção: lições para negócios saudáveis

1 – Um e-commerce é super prático

É cada vez maior o número de pessoas que preferem fazer compras pela internet. Essa tendência pode ser justificada pelos mais variados fatores, como preços competitivos, comodidade, segurança e uma maior diversidade de produtos, por exemplo.

Com os dias cada vez mais corridos, a praticidade é uma incrível aliada das pessoas. Comprar deixou de ser algo necessariamente presencial, que requer a disponibilidade de horas do dia, e passou a ser algo mais instantâneo. Alguns cliques e pronto!

2 – É possível alcançar muito mais gente

O e-commerce pode fazer o seu negócio alcançar centenas de pessoas que você nunca nem imaginou, inclusive Brasil afora.

Afinal, uma loja online não tem o impeditivo geográfico que existe nos negócios físicos, onde o consumidor precisa se deslocar até o endereço. Por isso, empreendimentos virtuais têm a capacidade de atender o consumidor independente de onde ele esteja.

3 – Negócio aberto 24h, sem precisar pagar hora extra

Assim como você pode alcançar pessoas do mundo inteiro, é possível atendê-las independente do horário, pois a loja virtual fica aberta 24 horas por dia. Tudo isso sem precisar contratar uma nova equipe de atendimento ou arcar com hora extra dos funcionários.

Desse modo, não existe hora certa para você vender. Desde que seu site esteja bem estruturado, ele permanecerá em pleno vapor mesmo durante a sua noite de sono.

Você sabe como vender materiais de construção via e-commerce? Confira a live da Juntos Somos Mais e fique por dentro!

Use o vídeo como um material de estudo e prepare-se ainda mais para vender na internet.

4 – O e-commerce oferece baixo custo de manutenção

Além das vantagens de vender 24 horas por dia para pessoas de todo o país (ou do mundo, dependendo do seu sistema de logística), precisamos lembrar dos baixos custos de manutenção desse espaço. Diferente da loja física, você não terá gastos com água, luz, IPTU, vendedores etc.

Para hospedar um site, você precisa pagar o “aluguel” do espaço. Isso quer dizer que você terá que pagar um valor bem abaixo do que pagaria em uma loja para garantir aquele endereço do site. Outro custo que você pode prever é a manutenção da infraestrutura online, que será responsável pela “construção” do seu e-commerce.

No entanto, tudo isso ainda sai mais em conta do que uma loja física.

5 – Com uma loja virtual, você consegue segmentar o público

Empreender no mercado digital requer atenção às particularidades do público, pois uma estratégia de vendas boa é aquela que é feita visando solucionar as necessidades do consumidor. Diferentemente das lojas físicas, a participação das lojas virtuais é mais ativa, fazendo com que a sua oferta atinja, basicamente, o público realmente interessado.

Leia também: Como digitalizar a operação da sua loja passo a passo

Cliente realizando uma compra no e-commerce via notebook.
Às vezes o seu público-alvo pode ser completamente diferente daquilo que você imaginava… E isso faz toda a diferença para a sua estratégia!

6 – Fica mais fácil mensurar seus resultados

Sabemos como pode ser complexo mensurar resultados na gestão de um negócio, porém, no modelo de loja virtual isso é totalmente diferente! Afinal, os dados são otimizados e instantâneos – dá até para acompanhar em tempo real, dependendo do seu sistema de gestão.

Além disso, você ainda pode pesquisar informações que ajudam a melhorar o desempenho das suas vendas, como o perfil ideal do seu consumidor. Isso ajuda você a melhorar a experiência de compra do seu cliente, consequentemente impactando nas vendas do seu negócio.

Leia também: Métricas de venda: as 5 principais para você ficar por dentro

7 – O comércio eletrônico pode oferecer uma experiência de compra mais completa para o cliente

Através de pequenos investimentos, tanto em ferramentas quanto em técnicas, é possível transformar o seu atendimento em uma grande experiência para o seu cliente. Diferente da loja física, na internet você pode personificar o seu público, criando oportunidades e até produtos específicos para melhor atendê-lo.

Mais ainda, por meio dos dados fornecidos pelo próprio cliente (telefone, e-mail, produtos comprados ou produtos favoritados), você poderá criar campanhas e estratégias de marketing digital personalizadas, que estimulam o cliente a comprar mais.

Leia também: Suporte ao cliente: como o segmento de Casa e Construção pode melhorar o atendimento ao consumidor?

8 – Com o e-commerce, você tem maior controle sobre a logística e gestão de estoque

Diferente do que ocorre em uma loja física, que precisa estar constantemente com o estoque de produtos abastecido, o e-commerce permite um certo nível de personalização. Afinal, o comércio eletrônico facilita a previsão de quais produtos vendem mais em determinados períodos de tempo.

Além disso, dificilmente os clientes recebem o produto adquirido na loja virtual no mesmo dia que a compra é realizada, o que dá tempo hábil para você encomendar as mercadorias e materiais de construção sem prejudicar os consumidores.

Essa lógica de compra e distribuição faz parte do movimento Logística 4.0, que mostra como a internet e o aumento do consumo online impactam a gestão de fornecedores no e-commerce.

Leia também: Controle de estoque: como escolher bons fornecedores para a sua loja?

O que você achou de saber mais sobre as vantagens de ter um e-commerce?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

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