Você já ouviu falar em sistemas de gestão empresarial? Por mais que este seja um tema que vem ganhando espaço entre os varejistas, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto.
Por isso, nesse post falaremos sobre esse conteúdo, para que você conheça os principais benefícios de implementar um sistema de gestão na sua loja de materiais de construção.
O que é um sistema de gestão
Um sistema de gestão é um programa para computador que ajuda na organização, integração, controle, monitoramento e automatização da operação administrativa de uma empresa, independente do seu tamanho ou setor.
De forma resumida, ele organiza a gestão de um negócio com a finalidade de otimizar seus processos, de forma que eles sejam executados com mais agilidade, eficiência e segurança. E como resultado, a empresa ganha uma melhoria perceptível em sua produtividade e resultados.
Já imaginou uma ajuda dessas na hora de gerenciar a sua loja?
Ao falarmos de sistemas de gestão, talvez o mais conhecido seja o sistema ERP, uma das ferramentas próprias para o gerenciamento de recursos empresariais. Porém, existem outros tipos de sistema de gestão que também iremos apresentar nesse post, como o CRM e o BPM.
Continue lendo e descubra os benefícios dos sistemas de gestão e como utilizá-los em sua loja.
Benefícios dos sistemas de gestão
Agora que você já sabe o que é um sistema de gestão empresarial, fique atento a alguns dos principais benefícios de investir nessa ferramenta para a administração e organização da sua loja.
- Planejamento mais eficiente:
- Menor risco de erros humanos:
- Redução de Custos:
- Automação de processos:
Os sistemas de gestão empresarial ajudam na estruturação do planejamento estratégico do negócio, que é uma importante etapa da administração da empresa. Por exemplo, o sistema ERP pode servir para sinalizar o gestor caso os resultados não estejam dentro do que foi estabelecido anteriormente, ajudando no monitoramento de desempenho.
Ao utilizar um sistema de gestão na sua loja é possível diminuir os eventuais erros humanos, já que a automatização de tarefas garante um índice de erro muito menor em relação a operações manuais.
Um sistema de gestão empresarial pode diminuir gastos desnecessários, e dessa forma, ajudar a empresa a economizar. Isso acontece quando, por exemplo, o sistema analisa o estoque e informa qual o melhor momento para comprar algum produto.
Ao automatizar os processos com um sistema de gestão, é possível gerar maior independência entre os setores e também rapidez na realização das tarefas. Além do mais, a automação melhora o diálogo entre os colaboradores dos diversos departamentos da sua loja, já que o sistema de gestão oferece uma comunicação mais clara e sem interrupções.
Sistemas de gestão que você precisa conhecer
Separamos os três principais sistemas de gestão empresarial que podem fazer toda a diferença no seu negócio. Confira:
- ERP
- CRM
- BPM
Por ser um sistema completo, que cruza informações de setores distintos, o ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado) possibilita que você automatize e una atividades de diferentes departamentos, equipes e filiais. Ou seja, com esse sistema o seu negócio alcança um maior controle em relação ao fluxo das atividades.
Do inglês Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que ajuda a interação com os clientes. Já é conhecimento comum entre donos de negócio e gestores que hoje em dia o atendimento e a atenção ao cliente são peças-chave para melhorar as vendas de qualquer negócio.
O software BPM (Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócios) corresponde a um conjunto de práticas de gestão que tem por intuito analisar e melhorar os processos de uma empresa.
O BPM é uma ferramenta que possibilita à sua loja mapear, padronizar e continuamente melhorar seus processos com a finalidade de melhorar a saúde financeira do seu negócio, o atendimento ao cliente e as suas vendas.
Tiramos suas dúvidas sobre sistemas de gestão empresarial?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog do Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!