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Gestora escreve em quadro de vidro e calcula métricas de venda.
17 de outubro de 2022
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Se você acompanhou o nosso primeiro conteúdo falando sobre métricas de vendas, então você sabe que a análise e o estudo delas são essenciais para manter a saúde financeira do negócio em dia, né?

Pensando na importância que os KPIs de vendas (Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance), um outro nome para métricas, têm no dia a dia da gestão, nós trouxemos outros 5 indicadores que podem ajudar ainda mais a sua loja.

Siga com a gente para saber mais e entender como eles ajudam você na administração dos resultados!

KPIs de vendas: outros 5 para você ficar de olho

Se no conteúdo passado o nosso maior foco foi em métricas de lojas físicas, agora nossa seleção também compreende KPIs que podem ser aplicados ao e-commerce. Vamos saber quais são eles?

1 – Taxa de conversão

Esse indicador está ligado à efetividade da operação de venda. O objetivo é entender quantas pessoas visitaram seu negócio (físico ou online) e se tornaram compradores. A taxa relaciona o número de clientes que entram ou acessam a loja com o número de produtos vendidos.

Para calculá-la, siga a fórmula:

Taxa de conversão (%) = vendas fechadas / número total de visitantes x 100.

No geral, quanto maior a taxa de conversão da loja, melhor. Para torná-la mais consistente, invista em um atendimento de qualidade e também em boas plataformas online de vendas, que possam ser acessadas facilmente pelo smartphone assim como pelo computador. Vale ainda oferecer promoções atrativas e simplificar o caminho até a página de pagamento (nos casos de loja online).

2 – Taxa de abandono de carrinho

Sabe aquele momento em que o cliente quase fecha a compra, mas acaba abandonando os produtos no carrinho? É sobre isso que essa métrica fala.

Esse KPI é fundamental para a empresa, refletindo a eficácia das estratégias de venda.

O cálculo é o seguinte:

Taxa de abandono (%) = número de carrinhos abandonados / número total de carrinhos x 100.

Além de entender o percentual final, para solucionar essa questão, é preciso descobrir o que está ocasionando a desistência. Pode ser uma plataforma de e-commerce pouco funcional, por exemplo. Acesse sua loja online como se fosse um comprador para fazer o teste e entender as causas do problema.

3 – Churn

O churn indica a taxa de cancelamento de clientes em um determinado período. Em outras palavras, ele mostra quantos consumidores a sua empresa perdeu por mês, trimestre ou ano, por exemplo. Desse modo, quanto menor o churn, melhor para a empresa.

Para calculá-lo, basta dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que iniciaram. Exemplo: se você perdeu 10 clientes de 100 = 10% de churn rate.

Como o churn tem um efeito negativo na receita de uma empresa, entender o que é esse indicador e como trabalhar para evitar o aumento dessa métrica é algo crítico para o sucesso de muitos negócios.

Leia também: Como gerenciar uma loja de pequeno porte: 5 dicas essenciais

Equipe reunida analisando KPIs de vendas.
Ter conhecimento sobre os principais KPIs de venda pode fazer a diferença na estratégia do seu negócio.

4 – Ticket Médio

Qual o valor médio que cada cliente gasta em sua loja? Se você ainda não sabe, é bom trabalhar com o ticket médio. Ele relaciona o valor total da venda com o número de clientes para identificar o valor final. Veja:

Ticket por cliente (R$) = valor total das vendas / número de clientes x 100.

Para otimizar o ticket médio, o ideal é pensar em um mix de produtos com um maior valor agregado, em que o cliente possa identificar um adequado custo-benefício. Desse modo, além de otimizar o valor do ticket médio, você também pode multiplicar o volume de vendas.

5 – Custo de Aquisição por Cliente

Também chamado de CAC, esse KPI de vendas representa o custo de aquisição de clientes. Ele mensura o quanto se investe para adquirir cada novo cliente, indicando a eficiência da estratégia de marketing e vendas.

A fórmula do cálculo é a seguinte:

CAC (R$) = investimentos totais em marketing e vendas / número de novos clientes conquistados.

Para melhorar o CAC, o ideal é utilizar meios de marketing mais acessíveis e eficazes, como o digital e o “boca a boca”. Como também criar campanhas promocionais, melhorar o visual do e-commerce e investir em um excelente suporte ao cliente, isso fará toda a diferença.

Leia também: Vendas por WhatsApp: saiba como fazer para aumentar seus lucros

Que tal saber ainda mais sobre KPIs de vendas?

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