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Notebook aberto mostrando uma imagem de carrinho de compras.
24 de outubro de 2022
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A sexta-feira mais aguardada pelo varejo está chegando. Com a aproximação da Black Friday e com o fluxo massivo de clientes que entrarão no seu site, é essencial preparar o e-commerce para receber os usuários e oferecer a melhor experiência de compra.

No entanto, não pense que apenas um ajuste técnico vai resolver todos os problemas do seu e-commerce. Pelo contrário, para um bom desempenho é preciso realizar estudos de mercado, analisar o comportamento do consumidor e acompanhar tendências. Todas essas ações são fundamentais para garantir bons resultados de vendas no e-commerce.

Para você ter uma ideia da importância em se preparar para a data, dados da Neotrust (fonte de inteligência sobre o e-commerce brasileiro) mostraram que a Black Friday de 2021 gerou mais de R$ 5 bilhões de reais, crescendo 5,8% em relação ao ano anterior.

Por isso, não perca tempo e comece já a preparar o seu e-commerce para lucrar durante o período de vendas.

Vendas no e-commerce: prepare o seu negócio e lucre na Black Friday

Não sabe por onde começar a fortalecer o seu e-commerce e deixá-lo preparado para encarar a Black Friday? Então confira nossas dicas a seguir.

Estude os anos anteriores para aperfeiçoar os seus processos

Dados como volume de vendas, demanda por atendimento, quantidade de reclamações e as demais métricas de vendas dos anos anteriores podem ajudar você a construir um processo mais robusto para esse ano. Afinal, é aprendendo com os erros e acertos do passado que melhoramos a nossa estratégia.

Por exemplo, se na última Black Friday muitos consumidores se queixaram de problemas no checkout do seu e-commerce, é necessário fazer reparos tecnológicos para melhorar a experiência neste ano. Assim, você elimina um gargalo que pode estar atrapalhando a conversão final.

Leia também: Black Friday 2022: como vender mais na data mais competitiva do varejo?

Cuide da sua reputação

Você já ouviu falar em Black Fraude? Você não leu errado. É fraude mesmo. E não é à toa. Afinal de contas, várias lojas falsas surgem nesse período para aplicar golpes nos consumidores. O cliente compra, paga, mas nunca recebe o produto em casa.

Ainda existem aqueles e-commerces que são verdadeiros, mas que não têm boa fama no mercado. Os motivos da insatisfação dos consumidores são vários, como atraso nas entregas, cobranças indevidas, péssimo atendimento ao cliente, entre outros.

Dessa forma, para evitar transtornos, o comprador desenvolveu o hábito de pesquisar sobre as marcas para ter certeza de que a empresa existe e é de confiança. Na prática, isso significa que a reputação está entre os principais fatores de decisão de compra. É por isso que é importante começar o trabalho de gestão de imagem com antecedência.

Fique atento às principais tendências digitais

Não é segredo para ninguém que o e-commerce está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. No entanto, a retomada das lojas físicas também é um destaque em 2022 e pode influenciar a decisão dos consumidores. É esse tipo de tendência que você precisa ficar de olho.

Um exemplo disso é a compra no site para retirada no Ponto de Venda (PDV). Com isso, o consumidor aproveita o melhor dos dois mundos: os preços baixos e a praticidade da internet e, por outro lado, o frete grátis e a garantia de ter o produto nas mãos rapidinho das compras presenciais.

Leia também: Vendas por WhatsApp: saiba como fazer para aumentar seus lucros

Usuário segurando smartphone com anúncio da Black Friday.
Preste atenção nas principais tendências digitais para alavancar as vendas no e-commerce.

Reforce o seu estoque para dar conta da demanda

Nada é pior do que o cliente comprar um produto que não esteja disponível na loja. Isso será frustrante e poderá impactar a sua imagem no mercado. Para que isso não ocorra, faça um levantamento com antecedência, separe os produtos que estão em promoção e faça uma previsão das vendas.

O ideal é contar com algum tipo de metodologia de gerenciamento, como a curva ABC ou até mesmo um sistema de gestão para estoque. Isso pode facilitar a sua administração da logística e ajudar a manter o controle do negócio.

Fortaleça a infraestrutura do e-commerce

A Black Friday é sinônimo de muitos acessos simultâneos na web. E, se o seu e-commerce não estiver preparado para isso, ele pode ficar fora do ar, impactando diretamente as vendas. Evite esse cenário reforçando a infraestrutura digital e garanta que a loja permaneça no ar durante os picos de acesso.

Além disso, a escolha da plataforma de hospedagem do site também é fundamental. Verifique se a sua é capaz de atender todas as necessidades no grande dia.

Leia também: 3 motivos para sua loja investir em um e-commerce

Você gostou de saber mais sobre vendas no e-commerce durante a Black Friday?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

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