Blog da Juntos

Profissional acessa um software de gestão através de tablet.
30 de novembro de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Profissionais de construção civil já sabem da importância de manter o controle sobre todas as etapas de uma obra. Porém, manter uma visão sistêmica sobre estoque, orçamento e cronograma não é uma tarefa fácil.

É aí que entram os softwares de gestão para obras: tecnologias que auxiliam nesses monitoramentos, gerando documentos, relatórios e outras ferramentas necessárias para o planejamento e execução do projeto.

Leia também: Transformação digital na obra: como a Juntos Somos Mais transforma o setor?

O que buscar em um software de gestão de obras?

Com as diversas opções disponíveis no mercado, é fácil ficar confuso sobre qual escolher. Para evitar que isso aconteça, é necessário analisar a ferramenta como um todo e identificar se elas possuem o que é importante para o seu uso.

Alguns dos principais pontos a serem considerados na hora de escolher são os seguintes:

Possibilidades de planejamento

Quais serão as etapas da obra? Quais vão ser os insumos necessários? Qual será o custo? Quais os possíveis riscos e imprevistos? Os painéis de planejamento do software de gestão ajudam a estabelecer tudo isso e fazer combinações dessas e outras variáveis.

É necessário poder contar com área de compras, cadastro de fornecedores, orçamentos, financeiro (como contas a receber e pagar, fluxo de caixa), cronogramas, integração BIM, estoque, elaboração de propostas comerciais, etc.

Ferramentas de acompanhamento

Acompanhar todas as minúcias de uma obra em tempo real pode ser difícil. Para monitorar a execução do projeto e compará-la ao que foi planejado, o software de gestão deve oferecer possibilidades e ferramentas que ajudem a entender o que já foi feito e o que ainda precisa ficar no radar do profissional encarregado do projeto.

Geração de Relatórios

Seja para prestar contas ao cliente, para fazer uma reunião, ou para guardar os documentos para futuras consultas, gerar relatórios das obras é muito importante. Os softwares de gestão permitem trabalhar em cima de dados gerados nesses relatórios, que são precisos e valiosos.

Leia também: Construção 4.0: o que é e por que aderir ao movimento?

Mãos seguram um tablet com gráficos e informações gerenciais.
Identifique o que pode ser melhorado em cada etapa através de relatórios gerados pelos softwares de gestão para obras.

Quais são os principais softwares de gestão de obra do mercado?

Reunimos algumas das diversas opções disponíveis nesse mercado. Antes de escolher, confira se eles trazem as funcionalidades que serão úteis para o projeto.

ERP
Por ser um sistema completo, que cruza informações de áreas distintas, o ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado) possibilita que você automatize e una atividades de diferentes departamentos e equipes. Ou seja, com esse sistema, é possível alcançar um maior controle em relação ao fluxo das atividades.

Com um ERP você pode gerir desde o faturamento, até processos de compra e venda, contas a pagar e receber, controle do fluxo de caixa, assessoria fiscal, administração de estoque e gestão de pessoas. Vale destacar que as principais vantagens de investir em um ERP são redução de retrabalho, melhoria no controle das demandas e otimização na comunicação entre diferentes departamentos.

Aplicativos
Eles podem ser disponibilizados em diversos formatos como celulares, desktop, tablets e outros. O melhor sobre os aplicativos é que muitos deles podem ser encontrados gratuitamente na internet. Além disso, é possível encontrá-los voltados para as mais diversas frentes de atuação, o que dá uma margem de personalização maior para você. Alguns dos principais aplicativos de gestão para obra são:

  • Bosch Toolbox > conjunto de ferramentas úteis para facilitar e otimizar a execução da obra. Ele conta com calculadora de conversão de medidas, sistema de medição por câmera, localização de revendedores e catálogo de produtos.
  • Safesite > oferece uma gestão do controle da segurança dentro do canteiro de obras. Dessa forma, a ferramenta permite que as falhas de segurança sejam levantadas, assim como possibilita o registro com imagens.
  • Construon > Este aplicativo consiste em um sistema online feito para a otimizar a gestão de obras de empresas da construção civil. Sua principal aplicação está na realização de levantamentos de quantidade de materiais e consolidação de custos e receitas em tempo real.

Obra Prima
O Obra Prima é um sistema para compartilhar com o cliente o acompanhamento da obra residencial. Nele você começa fazendo o orçamento dos serviços e insumos da construção e divide com o cliente através do portal e depois parte para a execução da obra.

Para ajudar você a elaborar o orçamento, após selecionar a etapa da construção o sistema exibe a lista de serviços relacionados. Neste momento você pode orçar o valor de custo da mão de obra e insumos. Depois é só inserir a margem de lucro esperada para cada fase para enviar o orçamento para o cliente.

Gerencia Obras
O Gerencia Obras também é um sistema completo e fácil de usar. Nele, você primeiro insere os cadastros para depois usar os outros módulos. Um diferencial é que ele permite cadastrar mais de uma construtora.

Ao fazer o cadastro no Gerencia Obras você tem acesso a muitas funcionalidades por tempo ilimitado. Porém, você só pode cadastrar uma obra e um usuário – justamente por isso é indicado para os chefes de obra e responsáveis técnicos.

Leia também: Bom atendimento ao cliente: as melhores práticas para se manter profissional durante a visita

Gostou de saber mais sobre softwares de gestão de obras?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog do Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas