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Consumidor realiza compras online utilizando um notebook.
19 de outubro de 2022
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A data mais competitiva do ano para o varejo se aproxima. Neste cenário, inúmeras empresas, dos mais variados segmentos, usam o intervalo pré-Black Friday para preparar promoções especiais e condições de pagamento atrativas.

Porém, no meio de tantas possibilidades e ideias, como planejar ações verdadeiramente significativas e que impactam, de verdade, o seu público-alvo? Pensando em ajudar você a sair desse dilema, nós trouxemos alguns casos de grandes marcas que se tornaram um sucesso na Black Friday.

Não deixe de conferir e se inspirar!

Pré-Black Friday: fique por dentro dessas 5 ideias que conquistaram de vez o consumidor

1 – Burger King, Black Friday de 2020

Em pleno ano de pandemia, o Burger King arriscou e decidiu inovar nas suas ações de Black Friday.

O foco da ação era evitar aglomerações nas lojas físicas e, ao mesmo tempo, divertir e entreter os consumidores, criando uma experiência de compra divertida. Para isso, a gigante dos fast foods apostou em um sistema de gamificação, que consiste no uso da lógica de jogos para engajar e motivar o público.

Dessa forma, a marca decidiu liberar as promoções para os consumidores a partir de um jogo onde eles precisavam destravar os descontos. A campanha deu super certo e distribuiu cerca de 1 milhão de cupons de desconto de até 70% durante a campanha Jogos Grelhados, como foi batizada a ação.

Leia também: Métricas de venda: as 5 principais para você ficar por dentro

2 – Dafiti, Black Friday de 2014

A Dafiti é um dos maiores e-commerces de moda do Brasil e a marca decidiu apostar alto já no período de pré-Black Friday.

Sem querer deixar todos os descontos para a última sexta-feira de novembro, a empresa adotou a chamada Color Week, ou seja, uma semana de promoções que serviu para aquecer os clientes e mantê-los engajados por 7 dias consecutivos, até a chegada da Black Friday.

Os dias foram chamados de White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday e, claro, Black Friday. Cada dia da semana possuía uma cor correspondente, os produtos que eram da cor do dia da semana entraram na promoção e tinham desconto. Por exemplo, na quarta (Red Wednesday) todos os produtos vermelhos estavam com precinhos especiais.

Vale destacar que a Dafiti também fez uma larga divulgação por meio de YouTube, Google Ads e propagandas pagas em portais da internet. Ou seja: uma estratégia de marketing digital completa.

3 – Walmart, Black Friday de 2020

Em 2020, também no auge da pandemia de coronavírus, o objetivo do Walmart era distribuir as suas ofertas de Black Friday durante o mês de novembro inteiro, evitando a aglomeração de pessoas em suas lojas físicas e também as altas taxas de tráfego online.

Para isso, a marca ofereceu uma experiência omnichannel (omnicanal) aos clientes – ou seja, disponibilizou uma experiência de compra unificada, em que o online se combinava com o offline para dar o melhor para os consumidores. Desse modo, foi possível ampliar os serviços de retirada e entrega de produtos durante as movimentadas vendas de fim de ano (Black Friday e Natal).

Aqui, podemos ver uma estratégia que fez um excelente uso do conceito de logística 4.0, trabalhando sua distribuição e transporte para satisfazer os clientes.

Leia também: Curva ABC: o que é e como implementar no seu estoque?

Lojista ajudando cliente a escolher o melhor produto.
Aproveite o período pré-Black Friday para treinar a sua equipe e prepará-la para lidar com os mais diversos tipos de clientes, ansiosos por descontos.

4 – Magazine Luiza, Black Friday de 2017

Temos quase certeza de que você já ouviu falar dessa ação de Black Friday feita pela Magazine Luiza!

Em 2017, a marca trabalhou com a curiosidade dos clientes e realizou uma ação online envolvendo as famosas “caixas surpresa”. Nela, foram anunciadas caixas com preços diferentes, com valores entre R$29,00 a R$999,00, que as pessoas comprariam sem saber qual era o produto. Arriscado, né?

Além disso, a varejista também brincou com o princípio da escassez, pois anunciou que havia apenas 90 caixas de cada preço. Assim, as pessoas acabaram comprando por impulso e confiança na marca.

No fim das contas, os produtos correspondentes realmente valeram a pena: de cafeteiras a smartphones, TVs 4k e outros eletroeletrônicos, as ofertas deram certo e conquistaram o público.

5 – Ricardo Eletro, Black Friday de 2015

A Ricardo Eletro apostou no poder viral de conteúdo para chamar a atenção para a data quando ela ainda estava se consolidando no Brasil.

Na campanha, a empresa criou um vídeo promocional brincando com a nossa dificuldade ao pronunciar o termo em inglês, com tom leve e respeitoso, que acabou ajudando a popularizar o termo e criar um hábito nos consumidores do país.

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O que podemos aprender com essas estratégias de Black Friday?

O que os casos de sucesso mostram é que as estratégias de vendas e marketing têm um papel fundamental para aumentar as vendas, atrair o público e ampliar a carteira de clientes com campanhas mais eficazes.

Além disso, os principais pontos a serem considerados para obter mais sucesso no período de pré-Black Friday são:

  • Criar uma expectativa positiva para a data;
  • Ter um bom relacionamento com o seu público;
  • Analisar as necessidades da sua empresa e as preferências dos clientes;
  • Avaliar o histórico de vendas do ano anterior;
  • Investir em conteúdo relevante e específico;
  • Utilizar diversos canais de vendas e comunicação;
  • Focar na data, mas com o pensamento na fidelização de clientes.

Essas são só algumas dicas, mas vale lembrar que tudo depende dos objetivos e das necessidades da sua empresa, além das preferências dos seus clientes. Então, é recomendável analisar as inspirações e dicas que reunimos aqui e identificar como é possível encaixá-las da melhor forma no cenário atual do seu negócio, visando gerar melhores resultados e mais lucros com ética e transparência.

Você gostou de conferir inspirações para a Pré-Black Friday?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

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