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Usuário avaliando um produto online.
26 de dezembro de 2022
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Afinal, o que é NPS? Também conhecido como Net Promoter Score, ele se refere a uma pesquisa de satisfação feita com os seus clientes. E não é segredo para ninguém que consumidores satisfeitos são essenciais para manter uma boa saúde do negócio, né?

Para saber mais sobre NPS, continue com a gente e leia o post.

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Entenda o conceito de NPS

O NPS é uma métrica que mensura o grau de satisfação dos clientes com o serviço prestado pela sua empresa. A avaliação consiste em uma pergunta simples e objetiva que deve ser feita ao consumidor: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo?

  • A pergunta pode sofrer ligeiras modificações (por exemplo: Em uma escala de 0 a 10, o quão satisfeito você está com o nosso atendimento?), mas o conceito é o mesmo.

O questionamento parte do princípio de que quando as pessoas se sentem bem atendidas e surpreendidas positivamente a respeito de uma empresa, elas falam sobre isso e viram promotoras daquela marca. Isso quer dizer que elas irão espontaneamente promover o seu negócio, principalmente por meio do marketing boca a boca.

Mas o contrário acontece também: quando a experiência é ruim e o usuário se sente insatisfeito, ele vira um detrator, prejudicando a reputação do seu negócio no mercado.

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Cliente avalia produto ou serviço de maneira positiva.
O resultado do NPS é obtido pela diferença entre promotores e detratores.

As vantagens de usar o NPS

  • Se adequa a todos os tipos de negócio: as empresas de todos os segmentos e todos os tamanhos podem usar esse tipo de pesquisa com seus clientes.
  • Simplicidade para quem responde e quem analisa: a pergunta é direta e simples, não exigindo que o respondente gaste muito tempo e nem tenha que pensar muito.

    Se a empresa preferir, pode acrescentar na pesquisa uma pergunta de feedback, pedindo para que o cliente escreva ou fale a respeito do que ele mais gostou no atendimento, ou, do que ele menos gostou e quais são os pontos de melhoria. Mas essa pergunta deve ser opcional.

  • Permite um feedback e uma reação rápidos: assim que a empresa recebe as respostas, já pode montar um plano de ação para corrigir os sinais apontados como negativos pelos consumidores.
  • Benchmark: o benchmark é uma espécie de monitoramento do mercado; significa analisar quais estão sendo os resultados de empresas concorrentes ou similares para ter um ponto de referência.

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Classificando e analisando os resultados

De acordo com as pesquisas, os clientes são divididos entre promotores, neutros e detratores.

  • Promotores (nota 9 ou 10): são aquelas pessoas que foram positivamente impactadas com seu produto ou serviço e estão muito dispostas a recomendar e defender o seu negócio. São essenciais para o crescimento salutar da sua empresa, pois além de trazerem novos compradores, eles mesmos compram mais e com mais frequência.

  • Neutros (nota 7 ou 8): os clientes neutros podem usar seus produtos ou consumir seus serviços, mas não se consideram leais a eles. São clientes que podem facilmente comprar na concorrência caso ela ofereça benefícios melhores.

  • Detratores (nota 0 a 6): esses são os clientes que tiveram uma má experiência com a sua empresa e vão falar mal dela para seus amigos e pessoas queridas. Além disso, é realmente muito difícil converter um detrator em um promotor.

  • Cálculo: o cálculo segue a fórmula %CLIENTES PROMOTORES – %CLIENTES DETRATORES = %NPS. Exemplo: se tivermos 10 respostas, sendo 6 promotores, 2 neutros e 2 detratores, desconsideramos os neutros no cálculo e pensamos que:

    6 promotores significam 60% das respostas, ou 0,6
    2 detratores significam 20% das respostas, ou 0,2

    Logo, 0,6 – 0,2 = 0,4. Transformando em porcentagem, temos um resultado de 40, que é a nota do NPS. Também é possível utilizar calculadoras de NPS.

  • Classificando o NPS da sua empresa: geralmente as empresas se posicionam de acordo com seu resultado de NPS em excelente (NPS entre 75 e 100), muito bom (entre 50 e 74), razoável (entre 0 e 49), e muito ruim (entre -100 e -1).

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Para obter um bom NPS, saiba quando fechar o ciclo com o cliente

Não deixe os clientes sem resposta! No caso dos promotores, mande uma mensagem de agradecimento, ofereça brindes e pontos (caso sua empresa trabalhe com programas de fidelidade ou pontuação), e compartilhe os feedbacks positivos em redes sociais e com colaboradores.

Para neutros e detratores, é importante identificar qual o ponto de melhoria ou qual a razão por trás da nota, e tentar resolver o problema do cliente o mais rápido possível, se houver um. É bacana ter um canal de SAC empenhado em promover o sucesso do cliente.

Boas práticas antes e depois da pesquisa de NPS

É importante definir um período bom de tempo para que o cliente receba a pesquisa após a compra – o ideal é não esperar demais. Ao mesmo tempo, pode gerar um cansaço se o cliente recebe constantemente a mesma pesquisa (no caso de clientes que compram com frequência na sua loja).

Também é necessário analisar o dia a dia do consumidor:

  • Qual o melhor canal para o envio das pesquisas? Telefone, e-mail, mensagens?

Pense que provavelmente a sua empresa não é a única com a qual ele interage – então como se destacar em meio às demais para que ele tenha interesse em responder?

Faça testes com pequenos grupos de clientes antes de fazer uma implementação definitiva.

Tiramos suas dúvidas sobre NPS?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

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