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Homem comemora aumento nos lucros segurando um tablet em suas mãos.
28 de setembro de 2022
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Falta pouco para a Black Friday 2023. E isso é motivo de comemoração para muitos varejistas, afinal, a data promete resultados superpositivos. Situada na quarta sexta-feira de novembro, o evento é considerado um dos maiores termômetros para aquecer as vendas do varejo.

Para se ter ideia da importância da data, uma pesquisa realizada pela Criteo, empresa de publicidade francesa, mostrou que as vendas gerais do varejo aumentaram 66% durante a Black Friday de 2021 em comparação com os demais períodos do ano passado.

Então que tal explorar essa oportunidade e lucrar muito em 2023? É preciso começar a se preparar agora mesmo para conseguir os lucros tão desejados!

Venda muito mais na Black Friday 2023 seguindo essas dicas

1 – Planeje o seu estoque e prepare-se para suprir os desejos do consumidor

Antes de tudo, é preciso ter controle sobre o seu estoque. Programe-se com antecedência e prepare-se para ter a quantidade necessária dos produtos mais vendidos ou que estarão com preços mais atrativos. Para isso, considere encomendar um volume maior de produtos com o seu fornecedor – principalmente os que você já sabe que são os favoritos do público-alvo.

Além disso, selecione artigos com margens de lucro mais altas, para que você consiga oferecer descontos agressivos e para que você tenha ótimos resultados no ROI (Revenue Over Investment, ou, em bom português, Receita Sobre o Investimento) e nas demais métricas de venda. Por último, lembre-se de avaliar, com cautela, a validade dos produtos parados no estoque e pense em estratégias para evidenciá-los e fazê-los circular.

2 – Escolha o produto certo para dar descontos

Você acha que a sua campanha para a Black Friday 2023 vai ser bem sucedida se você der descontos em produtos que quase ninguém procura? Dificilmente…

Por isso, entender precisamente em quais produtos vale a pena dar descontos atrativos é essencial para a sua estratégia de venda. Abaixo, nós elencamos alguns pontos que podem ajudar você a escolher o produto ideal:

  • Margem de lucro do produto;
  • Quais são os custos operacionais da mercadoria;
  • Quais são as suas despesas recorrentes;
  • Quais artigos estão se acumulando no estoque.

Depois disso, é o momento de precificar a sua oferta. Nesta etapa, defina qual será a sua postura em relação aos seus concorrentes, pois você poderá praticar preços mais baixos, iguais ou até superiores aos deles. Caso escolha a última opção, considere oferecer brindes ou diferenciais para “compensar” o preço.

Leia também: Saúde financeira: como melhorar a da sua loja?

Usuária da internet realizando uma compra em seu smartphone durante a Black Friday.
A expectativa é de crescimento e muitas vendas na Black Friday 2023, principalmente via e-commerce.

3 – Hora de investir em marketing

O seu público precisa saber que você está participando da Black Friday 2023 e que está oferecendo descontos incríveis. Além disso, você deve se diferenciar dos constantes estímulos visuais que os clientes vão receber nesta data e fazer quem compra sentir que também está participando ativamente da Black Friday.

Uma opção é investir na comunicação visual da sua loja física, caprichando na vitrine e expondo, de cara, as suas condições especiais. Também vale apostar no marketing digital, principalmente em ações nas redes sociais.

Mas atenção! Antes de você sair por aí criando campanhas digitais, é preciso entender quem é o seu público-alvo e em quais redes ele se encontra. Afinal, o que adianta gastar com propaganda no Instagram se o seu público está no Facebook?

4 – Priorize o atendimento e a experiência do cliente

Nem só de preços baixíssimos vive a Black Friday. Na verdade, o atendimento e o suporte ao cliente também são peças-chave para uma campanha de sucesso. Isso quer dizer que, além de descontos reais, você também deve treinar a sua equipe para lidar com os consumidores de maneira proativa, educada e persuasiva.

Lembre-se que a data não é apenas uma oportunidade para vender mais, mas também para reter clientes e estreitar o seu relacionamento com quem já compra de você.

Leia também: Atendimento ao cliente: 7 erros que sua equipe precisa evitar

Gostou de saber mais dicas sobre a Black Friday?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Como parte de suas iniciativas, a Juntos criou a Loja Virtual que é um portal de vendas que conecta empresas do setor de construção civil a varejistas. Ao se cadastrar você pode, de um jeito prático e rápido, comprar pela internet os produtos necessários para reabastecer seu estoque.

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