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Vendedor utiliza tablet em loja de materiais de construção.
24 de maio de 2023
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Você que é proprietário ou gerente de uma loja de materiais de construção, sabe o quanto é importante abrir um e-commerce de materiais de construção para fazer vendas online. Segundo dados da Neotrust, durante a pandemia, cerca de 13 milhões de brasileiros fizeram suas primeiras compras virtuais.

Mas porque e como iniciar as vendas online e aproveitar todos os potenciais clientes? Abaixo listamos alguns motivos para criar seu e-commerce de material de construção e como fazer isso. Vamos lá?

Porque abrir um e-commerce: Alcance amplo


Ao optar por um e-commerce, sua loja estará disponível para o consumidor comprar de onde estiver. Imagine conquistar clientes em diferentes cidades ou até mesmo em outros estados, aumentando consideravelmente sua base de consumidores.

Com um alcance amplo, você poderá expandir seus negócios e alcançar um público que antes estava fora do seu alcance.

Porque abrir um e-commerce: Disponível todos os dias, em qualquer horário


Imagine um cliente que precisa comprar materiais de construção fora do horário comercial, seja à noite ou de madrugada. Se você possui uma loja física, provavelmente não estaria disponível para atendê-lo.

No entanto, com um e-commerce, sua loja estará aberta o tempo todo e seus clientes poderão fazer compras a qualquer momento, sem restrições de horário. Ou seja, você não perde nenhuma venda por limitações de horário, uma baita comodidade aos seus clientes.

Porque abrir um e-commerce: Conhecer melhor seu público-alvo


Uma das grandes vantagens de abrir um e-commerce é a facilidade de obter dados e métricas sobre o seu negócio. Com essas informações em mãos, você pode conhecer melhor o seu público-alvo e direcionar suas estratégias de vendas.

A análise detalhada das métricas e do comportamento do cliente permite o desenvolvimento de ações personalizadas. Mesmo que você não vá abrir um e-commerce agora, é importante utilizar a tecnologia para obter insights valiosos sobre seus clientes e tomar decisões estratégicas embasadas em dados concretos.

Inclusive, a Juntos Somos Mais tem um projeto muito bacana de lojas integradas que te ajuda a conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias personalizadas a partir do comportamento de consumo dos seus clientes.

: Mulher e homem utilizam tablet no depósito de produtos de uma loja de materiais de construção.
A tecnologia do e-commerce melhora desde a venda de produtos até a gestão estratégica do seu negócio.

Passos para abrir um e-commerce de materiais de construção

Investir em um e-commerce para sua loja de materiais de construção pode parecer um desafio, mas com os passos certos, é possível concretizar essa estratégia com sucesso. Aqui estão algumas etapas essenciais a serem seguidas:

Escolha uma plataforma de e-commerce

Comece escolhendo a plataforma que melhor atenda às necessidades da sua loja. Existem diversas opções no mercado, cada uma com suas vantagens e recursos específicos.

Considere aspectos como facilidade de uso, personalização, integração com sistemas de estoque e pagamento, entre outros.

Desenvolva uma estrutura de categorias e produtos

Organize seus produtos em categorias claras e intuitivas para facilitar a navegação do usuário e considere a criação de subcategorias específicas para diferentes segmentos da construção, como materiais elétricos, hidráulicos, ferramentas, entre outros.

Certifique-se de incluir descrições detalhadas, especificações técnicas e imagens de alta qualidade para cada produto, dessa forma o seu cliente vai conhecer bem o produto, mesmo que não esteja vendo o item pessoalmente.

Configure o sistema de estoque e logística

Integre seu sistema de estoque físico com o e-commerce para garantir que as informações de disponibilidade sejam precisas para os seus clientes. A gestão digital do estoque é muito importante e te ajuda a implementar um processo eficiente para gerenciar pedidos, estoque e logística.

Inclusive, contratar uma transportadora confiável para garantir a entrega rápida e segura dos produtos aos clientes é uma opção que ajuda a profissionalizar ainda mais a sua presença digital.

Crie uma estratégia de marketing digital

Investir em marketing digital é fundamental para gerar vendas para seu e-commerce. Por isso, desenvolver uma estratégia que inclua otimização de mecanismos de busca (SEO), campanhas de mídia paga, presença nas redes sociais, produção de conteúdo relevante e parcerias estratégicas.

Lembre-se de utilizar imagens e vídeos de qualidade para destacar seus produtos e promover seu diferencial competitivo. Entenda mais sobre essa etapa lendo nossas 5 dicas de marketing digital para melhorar suas vendas.

Analise e acompanhe o desempenho

Utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho do seu e-commerce, pois com a análise você poderá identificar áreas de melhoria e tomar decisões embasadas para otimizar suas estratégias de vendas.

É importante acompanhar métricas como taxa de conversão, tempo médio de visita do cliente à sua página, por qual meio ele chegou até a sua loja online e o comportamento do usuário.

Mantenha-se atualizado

O mercado de e-commerce está em constante evolução, portanto, é essencial se manter atualizado sobre as tendências, tecnologias e práticas recomendadas. Participe de eventos do setor, leia blogs especializados e acompanhe as novidades.

Para se manter competitivo é importante que você se mantenha atualizado e disposto a melhorar constantemente a sua plataforma de vendas.

Digitalize sua loja cada vez mais!

Ao seguir esses passos você estará no caminho certo para abrir um e-commerce eficiente para sua loja de materiais de construção. Continue acompanhando nosso blog para obter mais dicas e informações valiosas sobre como digitalizar a sua loja e continuar expandindo seus negócios de forma significativa.

Para mais informações sobre vendas, marketing para lojas de materiais de construção e outras questões do varejo de matcon, explore os outros conteúdos do nosso blog e saiba tudo sobre a empresa e o nosso programa de fidelidade no nosso site oficial.

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