A gestão de estoque é um processo importante para o sucesso de qualquer empresa, sendo uma estratégia de controle de informações focada em organizar o que está sendo comprado, vendido e armazenado.
Com ela, é possível gerenciar as quantidades dos produtos conforme o comportamento de consumo dos clientes e os itens que saem mais ou menos das prateleiras.
Apesar de parecer um processo complicado, existem formas de facilitar o controle do estoque. Confira cinco dicas importantes ao fazer o gerenciamento de estoque da sua loja e veja também dicas para tornar esse processo mais digital e simples.
1 – Invista na digitalização da sua loja
Adotar um sistema de gerenciamento em sua loja é uma etapa fundamental para fazer a gestão do estoque de maneira digitalizada. Conferir manualmente a quantidade de cada um dos produtos e ter que cruzar as informações com as notas dos caixas pode ser exaustivo e demorado, fora a margem de erros que pode ser bem alta.
Contudo, além de digitalizar, é preciso investir no treinamento de colaboradores e colegas, assim todos podem trabalhar de maneira integrada, evitando duplicidades e retrabalhos.
Leia mais: Como digitalizar a operação da sua loja passo a passo
Informatizando a sua loja, todo o processo fica mais fácil, uma vez que os programas de gestão de estoque integram as informações de quantidade de cada item e o que teve mais ou menos saída, o que facilita a hora dos pedidos.
2 – Monitore entradas e saídas
A gestão de estoque começa com a análise dos produtos disponíveis para venda na loja, e as quantidades que são vendidas. A partir daí é possível implantar um comparativo de quais produtos são mais ou menos procurados pelos seus clientes, em quais épocas certos itens têm mais saída e se algum tipo de promoção em específico teve retorno.
Ferramentas como softwares e fichas de controle de estoque, são uma ótima maneira de organizar e controlar esse processo já que eles captam as mudanças e alterações nos estoques, monitorando os níveis de produtos para que sempre estejam em quantias adequadas.
Essa captação determinará quando é necessário fazer novas compras, diminuindo o desperdício dos produtos e evitando compras excessivas que superem a capacidade de armazenamento ou de saída.
3 – Planeje as compras
Após determinar a necessidade de compras, deve-se fazer o planejamento do que será adquirido de forma coerente. Vale lembrar que fazer um planejamento de compras vai além de determinar quais produtos precisam ser comprados, quantidades e fazer uma busca das melhores ofertas de preços.
Ele envolve a recorrência que os pedidos serão feitos, valor de frete, formas de pagamento e tudo que impacta diretamente no tempo, e dinheiro, gastos nesse processo.
Por isso, agilizar ao máximo possível a etapa de compra e recebimento dos produtos é essencial, afinal, você não quer ficar sem um produto disputadíssimo porque esqueceu de incluir na última compra, não é mesmo? Mas não se preocupe, a Juntos pode te ajudar com essa questão!
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4 – Registre o estoque novo
Depois de receber seus pedidos, é importante registrá-los adequadamente dentro do seu sistema, inserindo as quantidades e especificidades de cada item. Dessa forma, a integração de entradas e saídas é facilitada, dando mais visibilidade para a gestão do estoque.
5 – Recomece ou recalcule se for necessário
Nós sabemos que os gostos dos consumidores e profissionais de obra podem mudar ao longo dos meses, assim como as indústrias lançam produtos novos. Tudo isso, aliado à outras situações, como a economia, por exemplo, mudam o perfil de compra nas lojas.
Por isso, é importante acompanhar o estoque e, se for preciso, recalcular as quantidades ou produtos que você compra, para manter um bom equilíbrio entre entradas e saídas.
De forma geral, fazer a gestão de estoque é uma tarefa complexa que exige planejamento, organização e monitoramento constante, mas vale sempre lembrar que as plataformas e sistema de controle de estoque podem e devem ser usados para facilitar o seu trabalho.
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