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Profissional de obra fechando um serviço com um casal de clientes.
28 de setembro de 2022
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Você sabe como fidelizar clientes na construção civil? Quem conhece de perto ou trabalha no setor sabe que conquistar os clientes nesse mercado pode ser um desafio e tanto.

Antes, durante e depois do serviço ser vendido, são necessárias ações para que o cliente se sinta confortável e seguro em relação aos resultados esperados e aos profissionais de obra contratados. Dessa forma, se tudo der certo, esse cliente provavelmente voltará a procurar os seus serviços sempre que precisar.

Pensando em otimizar essa tarefa, apresentaremos algumas dicas que fazem toda a diferença e que você pode incorporar ao seu dia a dia para fidelizar seus clientes e estar sempre com a agenda cheia.

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Continue lendo nosso post e confira nossas dicas para garantir o sucesso dos seus projetos!

A importância de fidelizar clientes

Primeiramente, é importante ter em mente que clientes fidelizados propagam e defendem o seu serviço. Por isso, oferecer o melhor serviço possível, dentro do prazo e com a finalidade de conquistar um cliente também é uma forma orgânica e espontânea de fazê-lo falar sobre o seu trabalho para futuros clientes.

Outra vantagem de atender às expectativas de satisfação do cliente é torná-lo um consumidor fiel, já que, dessa forma, sempre que ele precisar de um serviço que é a sua especialidade ele voltará a procurar você. E quanto mais consumidores fiéis, maior é a sua taxa de retenção e novos negócios, ou seja, maior é o seu lucro e melhor é sua posição no mercado.

Quanto mais clientes satisfeitos e fidelizados, maior a sua carteira de clientes e contatos.

Profissional de obra apresentando o projeto para um cliente.
Conversar sobre o que será entregue, as datas de entrega e possíveis imprevistos é muito importante para manter o cliente satisfeito com o seu serviço.

Dicas de como fidelizar clientes na construção civil

1. Simplifique o processo

Descomplique todo o processo! Facilite o contato dos clientes com você. Faça de tudo para a comunicação ser o mais fluida possível, para isso, evite usar termos técnicos com o cliente, explique minuciosamente o plano de obra e ofereça vários meios de pagamento.

Uma boa maneira de facilitar a comunicação com seus consumidores, de maneira segura, é participando de aplicativos como o Triider ou o Habitissimo. Neles, você se cadastra como profissional de obra e pode oferecer seu serviço para os clientes interessados, trocando mensagens com eles diretamente pelo aplicativo, recebendo e enviando novos orçamentos. Além disso, é possível disponibilizar formas de pagamentos seguras para os consumidores interessados no seu serviço.

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E não esqueça de investir em pontos de contato como as redes sociais, já que isso cria uma proximidade muito grande com o cliente.

2. Cumpra o combinado

Um dos motivos que mais desagrada os clientes é quando um profissional de obras descumpre um combinado ou prazo, já que quando isso acontece ele se sente enganado e lesado. E deixar o cliente se sentindo dessa maneira é uma das piores coisas para o seu negócio.

Por isso, só prometa o que puder cumprir. É claro que imprevistos existem, mas isso deve ser conversado com o cliente e incluído no prazo de entrega. Se precisar de mais tempo, comunique e converse sobre os motivos com o cliente.

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3. Mostre o seu diferencial

Como sabemos, o cliente não espera nada menos do que receber o combinado. Porém, vale a pena pensar no que você e sua equipe podem fazer para encantar o cliente. Se reúna com a sua equipe e revise o que pode ser entregue como um diferencial.

Vocês podem averiguar as possibilidades de entregar a obra antes da data combinada ou dar algum agrado para esse cliente, como um objeto de decoração ou uma limpeza pós-obra, por exemplo. Use a imaginação e busque formas de encantar os clientes e estabelecer vínculos mais duradouros.

4. Avalie a satisfação do cliente

E por último, mas não menos importante: é preciso medir a satisfação dos seus clientes. Você e sua equipe podem fazer isso através do indicador NPS (Net Promoter Score), que é uma pesquisa de satisfação que se baseia em uma única pergunta e classifica os clientes como promotores, neutros ou detratores.

Com o resultado dessa pesquisa, é possível estabelecer objetivos de melhoria para o seu negócio e serviços. Com um maior número de clientes satisfeitos, ou promotores, seu negócio só tem a ganhar!

Além disso, vale dizer que você ainda pode se valer de uma pesquisa boca a boca e perguntar para o seu cliente o que ele achou do seu trabalho, se existem pontos positivos e negativos que ele gostaria de destacar. Também é uma ótima oportunidade para pedir indicações de possíveis clientes.

Aqui, ainda podemos destacar a importância dos aplicativos como Habitissimo e Triider (já falamos deles por aqui!), que facilitam a troca de impressões entre consumidor e profissional de obra. Afinal, dentro de cada aplicativo é possível deixar uma avaliação pelo trabalho que foi realizado na casa do cliente.

Você gostou de saber mais sobre a fidelização de clientes?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.

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