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Mãos digitando em um notebook com imagens gráficas de documentos e o ícone de “check”.
29 de agosto de 2022
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Você já ouviu falar em sistemas de gestão empresarial? Por mais que este seja um tema que vem ganhando espaço entre os varejistas, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto.

Por isso, nesse post falaremos sobre esse conteúdo, para que você conheça os principais benefícios de implementar um sistema de gestão na sua loja de materiais de construção.

O que é um sistema de gestão

Um sistema de gestão é um programa para computador que ajuda na organização, integração, controle, monitoramento e automatização da operação administrativa de uma empresa, independente do seu tamanho ou setor.

De forma resumida, ele organiza a gestão de um negócio com a finalidade de otimizar seus processos, de forma que eles sejam executados com mais agilidade, eficiência e segurança. E como resultado, a empresa ganha uma melhoria perceptível em sua produtividade e resultados.

Já imaginou uma ajuda dessas na hora de gerenciar a sua loja?

Ao falarmos de sistemas de gestão, talvez o mais conhecido seja o sistema ERP, uma das ferramentas próprias para o gerenciamento de recursos empresariais. Porém, existem outros tipos de sistema de gestão que também iremos apresentar nesse post, como o CRM e o BPM.

Continue lendo e descubra os benefícios dos sistemas de gestão e como utilizá-los em sua loja.

Benefícios dos sistemas de gestão

Agora que você já sabe o que é um sistema de gestão empresarial, fique atento a alguns dos principais benefícios de investir nessa ferramenta para a administração e organização da sua loja.

  • Planejamento mais eficiente:
  • Os sistemas de gestão empresarial ajudam na estruturação do planejamento estratégico do negócio, que é uma importante etapa da administração da empresa. Por exemplo, o sistema ERP pode servir para sinalizar o gestor caso os resultados não estejam dentro do que foi estabelecido anteriormente, ajudando no monitoramento de desempenho.

  • Menor risco de erros humanos:
  • Ao utilizar um sistema de gestão na sua loja é possível diminuir os eventuais erros humanos, já que a automatização de tarefas garante um índice de erro muito menor em relação a operações manuais.

  • Redução de Custos:
  • Um sistema de gestão empresarial pode diminuir gastos desnecessários, e dessa forma, ajudar a empresa a economizar. Isso acontece quando, por exemplo, o sistema analisa o estoque e informa qual o melhor momento para comprar algum produto.

  • Automação de processos:
  • Ao automatizar os processos com um sistema de gestão, é possível gerar maior independência entre os setores e também rapidez na realização das tarefas. Além do mais, a automação melhora o diálogo entre os colaboradores dos diversos departamentos da sua loja, já que o sistema de gestão oferece uma comunicação mais clara e sem interrupções.

Duas pessoas caminham dentro de um estoque.
As funcionalidades de um sistema de gestão de empresa auxiliam na administração financeira, no atendimento ao cliente e na organização do estoque de uma loja.

Sistemas de gestão que você precisa conhecer

Separamos os três principais sistemas de gestão empresarial que podem fazer toda a diferença no seu negócio. Confira:

  • ERP
  • Por ser um sistema completo, que cruza informações de setores distintos, o ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado) possibilita que você automatize e una atividades de diferentes departamentos, equipes e filiais. Ou seja, com esse sistema o seu negócio alcança um maior controle em relação ao fluxo das atividades.

  • CRM
  • Do inglês Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que ajuda a interação com os clientes. Já é conhecimento comum entre donos de negócio e gestores que hoje em dia o atendimento e a atenção ao cliente são peças-chave para melhorar as vendas de qualquer negócio.

  • BPM
  • O software BPM (Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócios) corresponde a um conjunto de práticas de gestão que tem por intuito analisar e melhorar os processos de uma empresa.

    O BPM é uma ferramenta que possibilita à sua loja mapear, padronizar e continuamente melhorar seus processos com a finalidade de melhorar a saúde financeira do seu negócio, o atendimento ao cliente e as suas vendas.

Tiramos suas dúvidas sobre sistemas de gestão empresarial?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog do Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!

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