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Homem uniformizado organiza sacas de cimento em uma loja de construção. Ele é um homem branco e está agachado. 
4 de janeiro de 2023
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A gestão de estoque é um processo importante para o sucesso de qualquer empresa, sendo uma estratégia de controle de informações focada em organizar o que está sendo comprado, vendido e armazenado.

Com ela, é possível gerenciar as quantidades dos produtos conforme o comportamento de consumo dos clientes e os itens que saem mais ou menos das prateleiras.

Apesar de parecer um processo complicado, existem formas de facilitar o controle do estoque. Confira cinco dicas importantes ao fazer o gerenciamento de estoque da sua loja e veja também dicas para tornar esse processo mais digital e simples.

1 – Invista na digitalização da sua loja

Adotar um sistema de gerenciamento em sua loja é uma etapa fundamental para fazer a gestão do estoque de maneira digitalizada. Conferir manualmente a quantidade de cada um dos produtos e ter que cruzar as informações com as notas dos caixas pode ser exaustivo e demorado, fora a margem de erros que pode ser bem alta.

Contudo, além de digitalizar, é preciso investir no treinamento de colaboradores e colegas, assim todos podem trabalhar de maneira integrada, evitando duplicidades e retrabalhos.

Leia mais: Como digitalizar a operação da sua loja passo a passo

Informatizando a sua loja, todo o processo fica mais fácil, uma vez que os programas de gestão de estoque integram as informações de quantidade de cada item e o que teve mais ou menos saída, o que facilita a hora dos pedidos.

2 – Monitore entradas e saídas

A gestão de estoque começa com a análise dos produtos disponíveis para venda na loja, e as quantidades que são vendidas. A partir daí é possível implantar um comparativo de quais produtos são mais ou menos procurados pelos seus clientes, em quais épocas certos itens têm mais saída e se algum tipo de promoção em específico teve retorno.

Ferramentas como softwares e fichas de controle de estoque, são uma ótima maneira de organizar e controlar esse processo já que eles captam as mudanças e alterações nos estoques, monitorando os níveis de produtos para que sempre estejam em quantias adequadas.

Caixa trabalhando em uma loja de materiais de construção. Ele é um homem jovem com Síndrome de Down que sorri. 
As ferramentas e sistemas de gestão de estoque facilitam o seu trabalho, mas é preciso digitalizar sua loja.

Essa captação determinará quando é necessário fazer novas compras, diminuindo o desperdício dos produtos e evitando compras excessivas que superem a capacidade de armazenamento ou de saída.

3 – Planeje as compras

Após determinar a necessidade de compras, deve-se fazer o planejamento do que será adquirido de forma coerente. Vale lembrar que fazer um planejamento de compras vai além de determinar quais produtos precisam ser comprados, quantidades e fazer uma busca das melhores ofertas de preços.

Ele envolve a recorrência que os pedidos serão feitos, valor de frete, formas de pagamento e tudo que impacta diretamente no tempo, e dinheiro, gastos nesse processo.

Por isso, agilizar ao máximo possível a etapa de compra e recebimento dos produtos é essencial, afinal, você não quer ficar sem um produto disputadíssimo porque esqueceu de incluir na última compra, não é mesmo? Mas não se preocupe, a Juntos pode te ajudar com essa questão!

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4 – Registre o estoque novo

Depois de receber seus pedidos, é importante registrá-los adequadamente dentro do seu sistema, inserindo as quantidades e especificidades de cada item. Dessa forma, a integração de entradas e saídas é facilitada, dando mais visibilidade para a gestão do estoque.

5 – Recomece ou recalcule se for necessário

Nós sabemos que os gostos dos consumidores e profissionais de obra podem mudar ao longo dos meses, assim como as indústrias lançam produtos novos. Tudo isso, aliado à outras situações, como a economia, por exemplo, mudam o perfil de compra nas lojas.

Por isso, é importante acompanhar o estoque e, se for preciso, recalcular as quantidades ou produtos que você compra, para manter um bom equilíbrio entre entradas e saídas.

De forma geral, fazer a gestão de estoque é uma tarefa complexa que exige planejamento, organização e monitoramento constante, mas vale sempre lembrar que as plataformas e sistema de controle de estoque podem e devem ser usados para facilitar o seu trabalho.

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A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

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