O Brasil fica em segundo lugar no ranking de países que mais utilizam o WhatsApp: são 120 milhões de brasileiros trocando mensagens no aplicativo, de acordo com pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo. Mas não pense que a tecnologia está agradando apenas pessoas físicas…
Empresas de todos os segmentos já estão aproveitando a febre do WhatsApp para entrar em contato mais facilmente com os seus clientes. No entanto, a maioria delas não usa o aplicativo padrão, mas sim a sua versão Business, muito semelhante à tradicional, porém com várias utilidades para as empresas se beneficiarem.
Se um número tão grande de usuários utiliza a plataforma, então, nada mais inteligente para um varejista do que estar presente nesse canal, correto? Dessa forma, seu negócio pode ter uma comunicação direta e eficiente com o consumidor.
A seguir, você confere mais informações sobre o WhatsApp Business e por que deve incluí-lo na sua estratégia de comunicação e atendimento.
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WhatsApp Business: quais são as principais funcionalidades?
O aplicativo é cheio de recursos que vão facilitar o seu diálogo, conversão, prospecção e engajamento com os clientes. Conheça alguns deles:
- Perfil comercial: dessa forma é possível exibir informações como endereço, telefone, site e horários de funcionamento da sua loja.
- Catálogos: o aplicativo permite criar abas com imagens dos produtos e valores, facilitando a apresentação para os clientes.
- Respostas rápidas e automáticas: há a possibilidade de configurar textos padronizados e mensagens automáticas, garantindo rapidez na comunicação. Vale lembrar que essas mensagens ajudam, mas é necessário que o cliente sinta que pode falar com uma pessoa de verdade caso prefira o atendimento dessa maneira.
- Etiquetas: adicione etiquetas de diferentes cores para organizar os contatos. Também há a opção de gerar listas de transmissão, com mensagens mais segmentadas.
Digamos, por exemplo, que contatos com a etiqueta verde são possíveis clientes, que acabaram de entrar em contato com a sua loja, contatos com a etiqueta rosa são clientes que tiveram algum problema com um material comprado e os contatos com a etiqueta azul estão negociando condições de pagamento. Com essa organização, é possível mandar mensagens específicas para cada um deles de acordo com as suas necessidades.
- Sincronização: dá para sincronizar os seus dados do WhatsApp Business com outras redes sociais. Isso pode ser feito gerando um link curto dentro do próprio aplicativo de mensagens. Informações como contato da empresa passam a ficar disponíveis também em plataformas como Instagram e Facebook, facilitando a comunicação.
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Boas práticas no uso do WhatsApp Business
Já deu para entender melhor como o WhatsApp Business vai ajudar o seu negócio, né? Vale ressaltar que ele é o espaço online ideal de interação do cliente com a sua marca – isso porque além de agilizar os processos de atendimento e suporte ao cliente, ele ainda deixa todas as mensagens registradas, tornando tudo mais seguro.
Porém, para que você obtenha sucesso nessa ferramenta, é preciso seguir algumas boas práticas.
- Não deixe o consumidor esperando, principalmente se ele estiver fazendo uma reclamação ou solicitando suporte.
- Comunique-se de maneira objetiva e profissional – e solicite que toda a sua equipe siga esse mesmo padrão de conversação.
- Tenha em mente que cada interação é uma chance de encantar e engajar o cliente.
Agora que você já está por dentro das principais vantagens do WhatsApp Business, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática e arrasar no atendimento aos clientes?
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