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Mão circulando desenho de silhuetas com uma caneta vermelha.
5 de outubro de 2022
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Compreender quem é o público-alvo do seu negócio é uma das principais etapas para alcançar ainda mais o sucesso nas vendas. Afinal, identificar o cliente em potencial é a maneira mais assertiva para direcionar a sua comunicação e os seus esforços.

Ao conhecer quem compra, é possível criar os melhores planejamentos e ações de marketing e investimento, contribuindo para o crescimento da sua loja no segmento de matcon.

O que é o público-alvo?

O público-alvo é um segmento de consumidores com características semelhantes, além de necessidades e desejos comuns que podem ser atendidos pelos produtos comercializados pela sua loja. Podemos dizer ainda que o público-alvo é uma parcela da população para o qual a empresa desenvolve suas estratégias de vendas e comunicação.

Tendo isso em mente, é possível estabelecer alguns pontos em comum entre determinados consumidores para traçar o perfil do seu principal comprador.

Vendedor apertando a mão de cliente em frente a um mostruário de produtos de construção.
Às vezes o seu público-alvo pode ser completamente diferente daquilo que você imaginava… E isso faz toda a diferença para a sua estratégia!

Se você já ouviu falar no ditado “quem quer agradar todo mundo não agrada ninguém”, então você sabe do que estamos falando. Ao não segmentar e direcionar os seus esforços, a sua mensagem se tornará genérica e não atingirá ninguém de forma específica.

Por isso é tão importante conhecer o seu público e falar diretamente com ele, sem gastar energia, tempo e dinheiro mirando em pessoas que não vão comprar com você.

Quer saber mais sobre público-alvo? Confira a palavra da nossa parceira Votorantim

Dê uma olhada no vídeo feito com a nossa empresa parceira e fique por dentro dos principais tipos de clientes.

Definindo o seu público-alvo em 3 passos

1 – Esteja por dentro do mercado


É essencial conhecer bem o seu mercado. Saiba tudo que envolve o nicho específico do seu negócio, desde o contexto cultural, social, econômico, até as decisões que os seus concorrentes estão tomando.

Além disso, saiba com quem você vai disputar, conheça seus pontos fortes e fracos e como eles costumam se comportar em datas comemorativas ou períodos de alta competitividade, como a Black Friday, por exemplo.

2 – Conheça o seu negócio e o seu diferencial


Depois que você pesquisou sobre o seu mercado, é hora de olhar para dentro da sua loja e conhecer, em detalhes, o que você tem a oferecer para o mercado. Quais produtos, serviços e soluções você têm disponível? Como o seu negócio agrega à vida dos consumidores?

Analise o seu trabalho e responda essas perguntas de maneira objetiva. Aproveite a oportunidade para também criar novas ações, estratégias e promoções que podem surpreender os clientes. Aqui, vale até mesmo olhar para a organização da loja e dos produtos para saber se eles estão visualmente disponíveis para o consumidor.

Leia também: Gerindo sua loja de material de construção: lições para negócios saudáveis

3 – Pesquise sobre quem já compra com você


Agora que você já sabe tudo sobre o nicho de mercado que o seu negócio está inserido, é hora de estabelecer os principais padrões do público que irá consumir o seu produto. Para facilitar, trouxemos algumas das principais características que ajudam a definir um público-alvo:

  • Localização geográfica (país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, clima etc.). Essa informação é especialmente importante para quem vende por e-commerce para todo o Brasil.
  • Informação demográfica (idade, gênero, renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade,etc.).
  • Estilo de vida (está relacionado ao estilo de vida que o consumidor adota, se é saudável, minimalista, conservador, entre outros).
  • Comportamental (cliente, prospect, lead qualificado, etc.).

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e descobrir qual é o público-alvo do seu negócio.

Leia também: Saiba como estratégias de marketing digital podem melhorar suas vendas

Gostou de aprender mais sobre público-alvo?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.

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