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Varejista em balcão, com computador e papéis, estudando os números da sua loja.
24 de agosto de 2022
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Gerir uma loja de construção pode ser desafiador – ainda mais se você está dando os primeiros passos rumo a uma administração saudável, com regras e processos bem estabelecidos.

O cotidiano dos varejistas é corrido: a preocupação com as vendas, a gestão de pessoas e o controle do estoque podem tirar o foco estratégico do administrador. Por isso, se a rotina não for eficiente e planejada, a gestão pode se tornar bastante difícil.

Para ajudar você, separamos algumas 5 dicas que facilitarão o dia a dia da sua loja de construção, contribuindo para criar um negócio sustentável.

Gerir loja de construção: confira 5 dicas para ajudar

1. Faça a gestão de vendas do seu negócio

As vendas são o coração do negócio. Sendo assim, elas precisam se manter em ascensão para gerar lucro. Um bom empreendedor acompanha de perto todo esse processo, além de ficar de olho nos dados gerados pelos vendedores. Através disso ele tira percepções preciosas, que podem contribuir ainda mais para impulsionar seus resultados.

Além disso, você precisará ter uma visão clara do funil de vendas, das negociações em andamento e das previsões de fechamento. Parece complicado? Não se preocupe. Um bom software de vendas pode ajudar você a realizar esse acompanhamento de forma automatizada.

2. Acompanhe a gestão financeira

Algumas atividades administrativas e financeiras precisam ser realizadas com total atenção para se ter sucesso ao administrar uma loja de material de construção.

Entre as principais, podemos citar:

  • Controle de despesas e receitas;
  • Cadastro de parceiros;
  • Emissão de boletos e notas fiscais;
  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Conciliação bancária.

3. Fique de olho na contabilidade

Mais um desafio na hora de administrar uma loja de construção: realizar toda a gestão contábil e fiscal, o que requer muita atenção para evitar falha humana e retrabalho.

Para que não haja problema com a burocracia, é necessário ficar atento às atualizações frequentes de normas e aos prazos de entrega de determinados documentos. Se essa etapa consistir em algo muito trabalhoso para você, busque programas de computador que agilizem essas entregas, ou terceirize o serviço para uma empresa de confiança.

Varejista administra e toma nota dos produtos em sua loja.
Mantenha o controle sobre todos os processos da sua loja de construção.

4. Faça a gestão de compras e estoque

Uma loja de construção robusta acaba tendo uma variedade muito grande de produtos. Das furadeiras ao cimento cola, das tintas aos materiais de acabamento, todos precisam ser comprados de forma inteligente, de modo que o dinheiro investido não fique parado no estoque.

Por outro lado, seu cliente não ficará feliz com a demora de itens que você não tinha a pronta entrega. Desse modo, é fundamental contar com uma estratégia para aprimorar a gestão de estoque – como a curva ABC, por exemplo, que consiste em criar correspondência entre a demanda dos clientes e os produtos estocados.

5. Monitore os indicadores do seu negócio

Ficar de olho nos indicadores de performance é necessário para entender o desempenho da sua loja. Além disso, se o rendimento estiver abaixo do esperado, você conseguirá identificar mais facilmente onde estão os gargalos de produção.

São exemplos de indicadores para a loja de material de construção:

  • Faturamento x volume de vendas: este dado indica se a performance do time de vendas está boa ou se é necessário fazer maiores investimentos em marketing, por exemplo. Pode ser mensurado semanalmente.
  • Margem de lucro: o indicador de margem de lucro mostra a saúde das suas vendas e se os produtos que estão sendo comercializados cobrem os custos e geram rendimentos saudáveis.
  • Ticket médio: revela o quanto seus clientes estão gastando, em média, a cada compra realizada. Cada produto tem um ticket médio diferente – e quanto maior for o ticket médio das compras, melhor para você.

    Além disso, esse indicador pode trazer percepções para estratégias de vendas cruzadas, que é a venda de produtos complementares aos itens escolhidos pelo cliente.

  • Itens mais vendidos x menos vendidos: é natural que alguns itens essenciais tenham maior saída em relação a outros produtos. Analisar quais são esses itens é fundamental para definição da sua estratégia de estoque.

Já sabe como gerir sua loja de construção?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!

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