Blog da Juntos

Mão sobrepondo blocos de madeira.
31 de agosto de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vender produtos para pessoas diferentes diariamente não é fácil. Além de paciência, essa tarefa exige conhecimento, estratégia e muita persistência.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a planejar suas vendas, fazendo com que sua equipe atinja as metas e que seu negócio cresça ainda mais. Continue lendo e confira!

Conheça o público

Pode parecer óbvio, mas conhecer seus clientes auxilia no entendimento de quais serão as melhores estratégias para você fechar a venda.

Seus clientes costumam comprar na loja física? Preferem comprar online? Compram mais no início do mês? Essas são algumas perguntas que podem fazer com que você saiba qual o contexto mais propício para as vendas e qual a melhor forma de estruturar suas campanhas promocionais.

Identifique problemas

Conhecendo seus clientes, você também conseguirá entender quais as principais razões para que eles não finalizem a compra – se é falta de informações acerca do produto, se são problemas técnicos com o e-commerce, entre outros motivos.

Entender as dificuldades faz com que seja possível traçar caminhos para melhorar a experiência do cliente, seja aprimorando o que você já faz, seja entendendo o que seus concorrentes exploram e você ainda não incorporou à sua estratégia de vendas.

Esteja aberto a descontos

No processo de entender as dificuldades dos clientes, é possível que uma delas seja o preço. É comum ver que seus clientes estão comparando preços e, muitas vezes, optando pela oferta mais barata.

Para não perder vendas, é importante estar aberto a descontos, mesmo que o benefício seja mínimo. Assim você consegue mostrar ao cliente que está disposto a fechar o melhor negócio para ambos os lados – e ainda agrega um quê de personalização ao atendimento.

Mão sobrepondo blocos de madeira simbolizando uma estratégia de venda.
Diversificar os canais e condições de venda é uma estratégia importante para encantar os clientes.

Venda por diversos canais

Não aposte em apenas um canal para vender seus produtos. Além de lojas físicas, as redes sociais podem ser grandes aliadas para aumentar o volume de vendas. Se os seus clientes são mais digitalizados, canais como o Instagram e o Facebook (assim como seus marketplaces – também chamados de lojas) podem ser muito úteis.

Caso seus clientes sejam menos digitalizados, o WhatsApp pode ser uma solução mais prática e simples. Nele, você investe em uma comunicação dinâmica e ainda pode expor todos os seus produtos via catálogo disponibilizado pela plataforma.

LEIA TAMBÉM: Saiba como estratégias de marketing digital podem melhorar suas vendas

Ofereça soluções em vez de produtos

Ainda pensando no cliente, uma ótima estratégia de venda é não promover apenas o produto, mas sim a sua proposta de valor (quais as vantagens e os diferenciais de cada solução).

Utilize exemplos reais, como: “esse produto é um dos mais vendidos da loja graças ao seu custo benefício e facilidade na hora da instalação”, “ vale mais a pena porque a durabilidade é muito maior do que a concorrência”, e assim por diante. Esses argumentos conectam o que você vende com o dia a dia do cliente, e podem ser decisivos na hora de gerar conversões de fato.

Ajudamos você a pensar em novas estratégias para bater as suas metas?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas