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Homem em depósito de loja física acompanhando a digitalização do seu negócio via tablet.
12 de setembro de 2022
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A pandemia do Covid-19 mudou a forma de vender e muitas empresas passaram a oferecer seus produtos pela internet, porém, isso não significa que essa digitalização da operação das lojas tenha sido feita da forma mais correta e organizada possível.

Para manter bons números e a clientela sempre engajada nas compras, é necessário fazer um processo coerente ao tomar a decisão de iniciar as vendas online. Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas para você digitalizar a sua loja de forma tranquila e, assim, alavancar o seu negócio.

Vamos conferir?

1. Desenhe a estratégia para digitalizar seu negócio

Antes de digitalizar os seus negócios, é importante criar uma estratégia com os objetivos que você quer alcançar. Se você tem uma rentabilidade boa, mas quer mais reconhecimento de marca, vale investir em divulgação digital para posicionar sua loja na internet ou em aplicativos de delivery.

Agora se o seu objetivo for fidelizar clientes, você poderia disponibilizar descontos para quem apresentar um print de um post da sua loja como estratégia.

Esses são alguns exemplos de estratégias que você pode criar, mas sozinhos não serão suficientes. O atendimento online deve estar em foco! Ele tem o mesmo poder de cativar e construir uma clientela que o atendimento físico e, por isso, deve ser muito bem feito.

Vale a pena, também, buscar conselhos com especialistas da área de marketing digital, criar um cronograma coerente de estratégias e objetivos e ter uma pessoa capacitada para tomar conta dos perfis da empresa.

2. Cadastre seus produtos em uma plataforma de e-commerce

Sabia que ter redes sociais bem estruturadas, boas vendas e uma boa base de clientes digitais é apenas parte do crescimento digital que a sua empresa pode ter? Com soluções bem simples, você pode vender para o Brasil inteiro de maneira fácil e sem burocracias!

3. Crie ou melhore perfis nas redes sociais

É importante ter uma estratégia de negócios específica para as suas contas nas redes sociais. Não basta apenas divulgar a sua loja e as promoções nas redes, seja no Facebook, Instagram e até mesmo no Whatsapp, você precisa de um planejamento e de objetivos bem alinhados.

Pontos a considerar sobre a estratégia para a digitalização da sua loja nas redes sociais:

  • Quem vai tomar conta das redes sociais da empresa;
  • Estar ativo nas contas, respondendo a perguntas e comentários;
  • Fazer postagens de qualidade e levar em conta a frequência de publicação.

Se a sua loja já tem perfil oficial aberto, opte por usar o formato “perfil profissional”. O Facebook e o Instagram oferecem ferramentas profissionais que funcionam como vitrines virtuais, assim como o Whatsapp Business, que tem essa e outras funções.

Mas não se esqueça de verificar os requisitos e regras para esse tipo de perfil nessas redes, hein?

4. Invista em pagamentos online

Ao vender através das redes sociais, sites e e-commerces, você precisará investir em formas de pagamento online, que facilitam a vida dos clientes, já que, nem sempre é possível cobrar na entrega e, caso o cliente compre de madrugada ou no meio de um final de semana, não terá como transferir na hora o dinheiro.

Por isso, você pode adotar meios como o recebimento de cartões de crédito, débito, PIX e até mesmo as transferências via Whatsapp, por exemplo. De maneira geral, essas são soluções fáceis de serem aplicadas na sua loja e que podem facilitar, e muito, a vida dos clientes e o recebimento dos pagamentos.

5. Compre online de ótimos fornecedores

Independente de ter uma operação digital ou não, ter fornecedores de qualidade e com preço justo é fundamental para que os negócios tenham um bom equilíbrio financeiro. E quando se vende online é preciso redobrar os cuidados.

Presencialmente nós podemos ver quando um cliente comprou muito de um mesmo produto e nos atentamos para reabastecer. Com as vendas online, é mais difícil prever esse movimento e os produtos podem acabar muito mais rápido.

Por isso, é fundamental contar com marcas de qualidade e ter um local para abastecer o seu estoque que esteja disponível 24 horas, 7 dias por semana. A nossa Loja Virtual faz exatamente isso, está sempre disponível para você, lojista, que pode renovar o estoque de maneira simples e prática, em um único lugar com confiança e agilidade.

A Juntos te ajuda!

Gostou das dicas e das soluções que apresentamos nesse texto? Conheça mais sobre a nossa Loja Virtual, o portal de vendas da Juntos Somos +. Você também pode conferir mais artigos sobre varejo no nosso blog. Acesse e confira!

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