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Homem trabalhando em um tablet dentro de um estoque.
8 de setembro de 2022
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Manter o estoque da sua loja em dia é primordial para vender mais. Porém, você sabe quais são os produtos que trazem mais lucro para o seu negócio e quais você deve comprar poucos exemplares, já que não possuem tanta demanda?

Categorizar e organizar os produtos do seu estoque é uma atividade que ajudará na diminuição de gastos extras, na preparação dos seus atendentes, nas suas vendas e na organização da sua loja de forma geral.

Neste post, apresentaremos o método da Curva ABC e como utilizá-lo para deixar o seu estoque preparado para as vendas.

Curva ABC: o que é?

Chamamos de Curva ABC, ou Classificação ABC, a metodologia que tem como objetivo categorizar e controlar os estoques de lojas e distribuidoras. Sua dinâmica aponta quais são os produtos mais importantes para a empresa e os classifica em três classes, baseadas na regra 80/20, ou seja, 80% dos resultados obtidos são decorrentes de 20% dos esforços empreendidos.

A classificação da Curva ABC é a seguinte:

  • Classe A:
  • São os produtos mais importantes, de maior valor ou quantidade. Eles correspondem a 20% dos itens armazenados e 80% do valor do estoque;

  • Classe B:
  • São produtos com importância para o negócio, de quantidade ou valor intermediário. Eles correspondem a 30% dos produtos e 15% do valor do estoque;

  • Classe C:
  • São os produtos de menor importância, valor e quantidade. Eles correspondem a 50% dos itens estocados e 5% do valor de vendas.

É importante lembrar que esses números podem mudar de uma empresa para outra. Não existe uma regra estrita, mas sim um parâmetro para você organizar o seu estoque.

Os benefícios da metodologia para a gestão de estoque

Ao adotar a metodologia da Curva ABC a sua loja e estoque só tem a ganhar! Conheça alguns dos benefícios:

  • Melhor gestão e controle do estoque;
  • Produtos de maior importância sempre em dia;
  • Economia em relação a compras desnecessárias ou em excesso;
  • Organização e armazenamento em função da importância dos produtos;
  • Redução da falta de produtos em estoque;
  • Maior cuidado com o patrimônio da empresa.
Mulher organizando produtos em um estoque.
Aplicar a metodologia da Curva ABC na organização do estoque da sua loja ajuda a ter um maior controle e a rever quais itens vale a pena continuar repondo.

Aplicando a Curva ABC na prática

Agora que você já conhece melhor a metodologia e os seus benefícios, saiba como aplicar a Curva ABC ao estoque da sua loja:

1. Faça uma lista com todos os produtos do seu estoque

A primeira coisa que você irá fazer para começar a categorizar os produtos da sua loja será uma lista com todos os produtos do seu estoque. Essa lista deve reunir o máximo de informações dos itens armazenados, como:

  • Descrição do produto;
  • Seu valor unitário;
  • Quantidade que foi vendida em um período x;
  • Valor total da venda da mercadoria.

Feita essa primeira parte, as informações devem ser organizadas em uma planilha de Excel ou em uma plataforma digital, como um ERP, um sistema de gestão empresarial.

2. Descubra quanto cada mercadoria contribui para o valor total de vendas da sua loja

Após catalogar os produtos, é a vez de calcular a representatividade dos itens nas vendas da sua empresa. Para fazer isso, basta você dividir o total de mercadorias do seu negócio pelo total de vendas obtidas em um determinado período.

3. Classifique os produtos em A, B ou C

Com o cálculo da representatividade de todos os produtos da sua empresa pronto, é hora de classificá-los de acordo com o método da Curva ABC.

Selecione na tabela quais são os produtos que, juntos, representam 80% (ou mais) do faturamento da sua loja. Estes estarão dentro da classe A.

Já os outros itens farão parte das classes B e C, e devem ser categorizados de acordo com a expressividade dos resultados na tabela. Sendo classe B 15% do total de vendas, e C, 5%.

4. Hora de organizar o seu estoque

Esse é o momento de colocar a mão na massa! Organize o seu estoque de modo que os itens classificados como A e B fiquem de fácil acesso para a sua equipe de vendas. E não esqueça: os produtos de classe B devem ser armazenados na menor quantidade possível para evitar estoque parado.

Já em relação aos itens da classe C, vale a pena analisar quais ainda fazem sentido manter no seu estoque.

Essas dicas ajudarão a manter o estoque da sua loja sempre atualizado e pronto para atender seus clientes!

Tiramos suas dúvidas sobre Curva ABC?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

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