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Vendedor sorrindo, apoiado no balcão da sua loja de construção, com ferramentas ao fundo.
2 de agosto de 2022
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Pequenos negócios lucrativos não são tão fáceis assim de construir, não é? Na verdade, para que se mantenham prósperos, é preciso muito mais do que força de vontade, determinação e honestidade – elementos que, por si só, demandam muito tempo e energia.

Além da dedicação de todos os dias, bons empreendedores também precisam investir em estratégias de gestão e administração financeira. Acredite: elas fazem toda a diferença na hora de conferir os lucros ao final do mês.

Para ajudar você nessa missão, separamos 5 dicas essenciais que vão sugerir por onde começar. Vamos ver?

5 dicas de gestão de negócio que podem ajudar

Acompanhe nossas orientações e depois nos conte se elas ajudaram você! 

1. Tenha total controle do seu estoque

Esse objetivo pode ser difícil de alcançar, mas é crucial para o bom desempenho do seu negócio. Afinal, é no estoque onde estão os seus principais recursos e materiais de trabalho.

Além disso, não esqueça que estoque é dinheiro – e dinheiro parado por muito tempo não é bom para a empresa. Sendo assim, invista tempo em estudar e acompanhar de perto sua gestão de estoque.

Uma boa dica é usar planilhas que organizem a sua visão de produtos. Também é possível investir em um sistema digital de gestão de estoque, como um CRM ou ERP, para visualizar flutuações em tempo real e receber percepções automatizadas sobre logística e armazenamento.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para fazer uma gestão financeira eficiente para a sua loja

2. Atenha-se ao coração do seu negócio

Muitos empreendedores querem tanto que o empreendimento dê certo que acabam se “jogando” no processo e tomando decisões contraproducentes. É o que acontece ao querer dar conta de tudo ou agir em várias frentes ao mesmo tempo. 

Para evitar que isso aconteça, o conselho é focar no que realmente importa. Se você vende produtos para obra, entenda que ter um portfólio menor, mas com qualidade elevada, pode ser mais vantajoso do que vender inúmeros produtos com uma qualidade menor e atendendo apenas parcialmente às necessidades dos clientes.

 Vendedor com braços cruzados e sorriso no rosto, aguardando os clientes.
Pequenos negócios lucrativos precisam de atenção e planejamento para florescer.

3. Preocupe-se com seus clientes

O consumidor é parte essencial do ciclo de vendas. Sem ele, não existe lucro nem desempenho positivo. Por isso, não deixe de lado quem compra na sua loja – seja uma única vez, seja de forma recorrente.

Em meio aos desafios administrativos do dia a dia, você precisa encontrar tempo para conquistar os clientes e atendê-los de maneira profissional e eficiente, agindo como um vendedor que entende seus problemas e os ajudará a resolvê-los da melhor maneira possível.

Assim, além de encantar novos clientes, você trabalha para fidelizar os clientes que já conhecem o seu negócio e podem gerar um relacionamento de sucesso.

4. Invista em tecnologia para facilitar os processos

Não, o investimento em tecnologia não é algo destinado apenas para grandes empresas. Hoje, no mercado, você encontra diversos programas e aplicativos voltados para negócios de qualquer porte. Por isso, sem desculpas!

Entenda que parte da administração de uma empresa inclui investir em soluções tecnológicas adequadas, que facilitem a vida de todos. Desse modo, existem muitos softwares de gerenciamento que automatizam etapas e proporcionam mais eficiência no seu dia a dia, deixando seu tempo livre para trabalhar de forma estratégica.

Um exemplo prático de como a tecnologia pode ajudar você é por meio do WhatsApp Business. O aplicativo atua como uma ferramenta de atendimento aos clientes e também pode ajudar a impulsionar as vendas.

5. Não tenha medo de adentrar o mundo do marketing digital

Não é mais novidade que o marketing digital é essencial para atrair novos clientes. Além disso, apostamos que a maioria dos seus concorrentes está presente na internet hoje, de uma maneira ou de outra.

Por isso, não fique para trás! Não tenha medo de criar uma estratégia digital que divulgue o nome da sua marca nas redes sociais. É um primeiro passo que pode ajudar o relacionamento entre a empresa e os clientes. No entanto, uma boa estratégia não para por aí, ela também abarca a criação de um e-commerce e de uma tática multicanal mais sofisticada.

LEIA TAMBÉM: Saiba como estratégias de marketing digital podem melhorar suas vendas

Tiramos suas dúvidas sobre gestão de pequenos negócios?

A Juntos Somos Maistem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

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