Blog da Juntos

5 dicas para uma gestão financeira eficiente
4 de maio de 2023
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ter uma gestão financeira eficiente é fundamental para manter todas as áreas da sua loja a todo vapor, por isso é importante tomar conta muito bem das finanças do seu negócio.

Se você estiver pensando “O que é gestão financeira?” ou “Aqui na minha loja vai tudo bem”, é sempre bom lembrar que ao gerenciar corretamente as finanças é possível aumentar mais ainda o seu lucro atual ou minimizar desperdícios.

Pensando nisso, juntamos 5 dicas preciosas sobre gestão financeira empresarial que podem fazer a diferença na sua loja! Leia mais abaixo.

Qual a importância da gestão financeira?

Ela é fundamental para pavimentar um negócio economicamente equilibrado e saudável. Além disso, quando nos descuidamos das finanças, fica difícil ver onde podemos ter lucro e até mesmo onde podemos estar perdendo dinheiro e acumulando prejuízos.

Como colocar a gestão financeira em prática?

É mais simples do que parece e você até já deve fazer alguns passos, como a análise e planejamento, controle das atividades e decisões que tem a ver com o dinheiro e monitoramento de entradas, saídas, investimentos e capital de giro, por exemplo.

Vamos conferir em detalhe cada uma delas?

1 – Registre todo o dinheiro que entra e sai

Receber uma compra grande ou fazer o pagamento de um fornecedor são movimentações que devem ser registradas para criar o acompanhamento e fazer a gestão das finanças. Vale lembrar que todas as saídas de dinheiro devem ser registradas, até as mais simples ou baratas como copos descartáveis e material de escritório.

Os registros criam um histórico que permite que você entenda melhor quais recursos pode utilizar para criar uma reserva para momentos de crise, e permitem até que você negocie prazos de pagamento para momentos em que tem mais dinheiro no caixa, por exemplo.

2 – Fique de olho no quanto está cobrando

Cobrar o preço certo pelos produtos também é outra forma de gerir bem as finanças do seu negócio, até porque o ideal é cobrar um preço justo para você e seus clientes.

Por isso, ao calcular o preço de um produto ou serviço, você deve considerar os custos do negócio em geral, incluindo energia elétrica, mão de obra (sua ou dos seus funcionários), materiais de escritório, manutenção e limpeza etc.

O preço ideal é o que cobre esses gastos e ainda gera uma boa margem de lucro. Comparar a concorrência também é uma boa régua na hora de definir o seu preço.

Moedas divididas em três partes, em frente a sinais de porcentagem.
Fazer uma gestão financeira eficiente é fundamental para o sucesso da sua loja de material de construção

3 – Separe as contas pessoais das contas da empresa

Misturar uma coisa com a outra é algo bem comum, especialmente quando o negócio é relativamente novo.

Porém, o ideal é ter sempre contas separadas para cada coisa, uma para si e outra para a empresa. As duas podem até ser no mesmo banco, mas não devem nunca misturar o dinheiro entre si.

O pagamento para o dono é um e deve ser um valor que supra suas necessidades e não crie o hábito de fazer saques constantes para cobrir alguma despesa de casa. No longo prazo essa mistura pode causar sérios danos à saúde financeira do negócio e, inclusive, levar à falência.

4 – Corte de custos e desperdícios

Lembra que lá em cima falamos sobre como as contas da loja afetam o preço dos produtos e serviços? Então, agora é uma ótima hora para avaliar essas despesas e fazer um pente fino.

Sempre podemos negociar descontos com fornecedores, colocar pressurizadores nas torneiras para economizar água, acompanhar o consumo de luz e tantas outras soluções.

Quando conseguimos reduzir esses gastos, podemos criar não só uma margem de lucro maior, mas também podemos oferecer preços mais competitivos! Vale a pena lembrar que cortar custos desnecessários e poupar recursos naturais é interessante, mas não exagere!

Oferecer um serviço de baixa qualidade ou fechar acordo com um fornecedor mais barato e ruim só pela economia não é bom para a sua clientela, que pode ir para a concorrência. Fique atento!

5 – Invista em um sistema moderno

Ao anotar tudo num caderninho ou livro caixa alguns equívocos podem acontecer, como por exemplo, podemos deixar algo passar despercebido, alguém da loja pode ter uma letra difícil de entender, etc.

Mesmo que seja um hábito registrar as atividades assim, contar com um sistema computadorizado pode minimizar erros e evitar prejuízos. Caso sua loja já seja automatizada, conferira sempre se o sistema está atualizado e acompanhando os mais modernos.

As versões mais novas podem, muitas vezes, cruzar dados e trazer informações preciosas como o padrão de consumo de clientes e épocas mais propícias para vender determinados produtos. Vale a pena investir em melhorias!

Acompanhe a Juntos e leia mais dicas preciosas!

Que tal colocar essas dicas em prática? Compartilhe esse texto com seus colegas ou funcionários e mãos à obra! Se você acha que as coisas estão encaminhadas por aí, no nosso blog tem outros textos bem interessantes que podem te ajudar com outras questões de gestão da sua loja e se quiser conhecer mais sobre nossas soluções, visite o nosso site.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas