Trincas nas paredes são comuns, e embora geralmente sejam superficiais, é preciso cuidar delas assim que aparecem, para que não evoluam para fissuras ou rachaduras.
As trincas podem surgir pelos mais variados motivos, desde falta de aderência dos materiais utilizados, produtos de má qualidade na hora da obra, falta de alguns aspectos importantes como contravergas em cima das janelas, ou até por dilatação térmica das paredes devido a alteração de temperatura.
Porém, antes de começar o trabalho de restauração para o cliente, é preciso identificar se a trinca é somente superficial, ou se indicam um problema estrutural. Nesse caso, é preciso acionar um engenheiro para resolver o problema.
Leia também: Como fazer amarração de tijolos no meio da parede: um passo a passo fácil
Em casos de fissuras ou trincas superficiais, seguindo o nosso passo a passo, você vai corrigir esse defeito inconveniente!
Trincas na parede: saiba do que você vai precisar para restaurar a superfície
Comece fazendo uma lista dos seguintes materiais:
- Máscara e luvas
- Lona plástica
- Lixa
- Espátula simples
- Espátula em V
- Pincel
- Massa acrílica
Depois, siga o passo a passo que ensinamos abaixo.
Libere a área
Remova os móveis e retire da parede toda a decoração, como quadros, pinturas, porta-retratos etc. O que não puder ser removido, cubra com lona plástica.
Abra a fissura
Depois de colocar os equipamentos de proteção individual adequados, como máscara e luvas para se proteger da poeira, comece a remover as partes soltas que ficam dentro da trinca com a espátula em V. Procure abrir espaço para a massa acrílica penetrar na estrutura.
Leia também: Segurança no trabalho: o que todo profissional de obra deve saber
Limpe bem
Tire todo pó e resíduo que tenha ficado. Uma escova ou pincel podem ajudar. É preciso garantir que a superfície esteja sem poeira e bem seca para aplicar a massa acrílica.
Leia também: Como melhorar a limpeza pós-obra e deixar o seu cliente ainda mais satisfeito
Aplique a massa acrílica
Hora de aplicar o produto para acabar de vez com a trinca na parede! Faça isso de maneira a preencher toda a cavidade. Assim que você finalizar o serviço, avise o cliente que é preciso aguardar 24 horas antes de mexer novamente na superfície.
Acabamento
Lixe com movimentos leves, tire o pó e prepare-se para oferecer um serviço de pintura para o cliente!
Pronto. Você resolveu o problema de trincas na parede de maneira descomplicada!
Leia também: Como fazer a pintura perfeita: ferramentas e técnicas para aperfeiçoar seu serviço
Gostou de saber mais sobre o assunto?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog do Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!