Ao longo do ano abordamos vários assuntos sobre construção civil e seus desafios, sempre querendo informar e ajudar os profissionais de obra que querem se desenvolver cada vez mais.
Dessa vez, chegou a hora de falar das principais tendências que prometem balançar o setor em 2023. Se você quer aumentar o seu lucro e a sua carteira de clientes, você deve entender as principais novidades da área.
De maneira geral, podemos dizer que 2022 foi um bom ano para o setor, com aumento de novas obras e vagas de emprego. Seguindo a mesma linha, as projeções para 2023 são otimistas, com estudos apontando para um crescimento de 4,5%.
Mal podemos esperar o que o ano que vem guarda para a gente!
Principais tendências da construção civil em 2023
Confira o apanhado que fizemos com as principais tendências da área para o próximo ano.
Investimento em tecnologia
A tecnologia está por toda parte, e cada vez mais se integra na construção de casas, edifícios, empresas e cidades. São vários os tipos de inovação que estão por vir, e cada uma delas se liga a outra.
As cidades inteligentes, ou smart cities são cidades conectadas e sustentáveis, com projetos que promovem o desenvolvimento humano através de um bom planejamento urbano, utilizando materiais e soluções ecologicamente corretas e alta tecnologia.
O uso de drones e inteligência artificial também tende a aumentar: o primeiro pode auxiliar de diversas maneiras, como na gestão do canteiro de obras, auditorias e planejamentos, até mesmo evitando que profissionais tenham que se deslocar para áreas de risco ou difícil acesso, evitando acidentes. Já a inteligência artificial utiliza os dados para prever certas situações na obra e corrigir erros.
A Internet das Coisas (IoT) tende a estar presente tanto em construções residenciais quanto empresariais: a proposta é conectar objetos físicos a sensores e softwares, a fim de automatizar os ambientes. É o que permite ligar e desligar lâmpadas, ar-condicionados e outros aparelhos à distância, por exemplo.
A realidade aumentada vai permitir a visualização de projetos de uma forma tridimensional, aprimorando a capacidade de planejamento, correção e aprimoramento.
A tecnologia BIM é um sistema com dados do projeto, que permite visualizar cada etapa da obra enquanto ela acontece, tornando muito mais fácil analisar e controlar processos.
Espaço para sustentabilidade
O uso de materiais menos danosos ao meio ambiente, como tijolo ecológico, bioconcreto ou concreto inteligente, e ecogranito.
As construções fabricadas pré-modulares já existem há um bom tempo, mas estão se tornando cada vez mais populares. Podem ser de diversos materiais, como estrutura metálica, madeira ou concreto e são feitas em um ambiente fabril e produzidas em escala. Os módulos são transportados até o terreno e a construção é finalizada no local. Esse processo é rápido, eficiente e ecológico, pois gera menos resíduo no processo.
Lean Construction
Soluções inteligentes como softwares de gestão e iniciativas eficazes como o método Lean Construction vão ser a chave para a lucratividade daqui para frente.
As novidades são empolgantes e criativas e prometem levar a construção civil cada vez mais longe. As propostas visam aumentar os lucros, promover melhorias e poupar o planeta: todos saem ganhando!
E você? Já está preparado para 2023?
Gostou de saber mais sobre as tendências da construção civil?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer ganhar prêmios ao comprar os seus materiais de construção? Então inscreva-se e saiba mais!
Ah! E se você quiser ficar por dentro dos melhores conteúdos para profissionais de obra, explore os outros conteúdos do nosso blog e cadastre-se no Juntos Somos +.