Blog da Juntos

Profissional de obra instala manta de impermeabilização na obra.
12 de setembro de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O projeto de impermeabilização é responsável por proteger as estruturas da obra durante as chuvas ou qualquer outro imprevisto ou acidente envolvendo água. Da mesma forma que os demais itens da edificação, é recomendável fazer o projeto de impermeabilização para especificar como se deve executar essa proteção.

Se possível, elabore o projeto simultaneamente aos demais, dessa forma todas as instalações serão pensadas de maneira conjunta. Assim, você compatibiliza todas as frentes da construção, passando pelas frentes elétrica, hidráulica, estrutural e de impermeabilização. Isso também é uma forma de ajudar na eficiência da obra como um todo.

Leia também: Obra residencial: 5 dicas para ajudar no seu planejamento

Como fazer um bom projeto de impermeabilização?

Primeiro, você deve escolher o sistema de impermeabilização que mais se adequa aos seus objetivos. Eles variam entre rígidos e flexíveis.

Sistema flexível: é adequado para casos onde possam ocorrer fissuras, locais de grande variação térmica, grandes vibrações ou forte exposição solar. Os materiais mais usuais são mantas e membranas compostas por elastômeros e polímeros. Essa alternativa é recomendada para áreas como reservatórios de água superiores, varandas, coberturas, lajes e pisos.

Sistema rígido: não atua em conjunto com a estrutura da edificação e não suporta variações térmicas e vibrações. Devido a essa característica, os materiais não são indicados para locais onde existam fissuras e trincas, mas são ótimas opções para regiões com cargas já estabilizadas, como poço de elevador, piscina enterrada e reservatório inferior.

Dois trabalhadores da construção civil construindo um telhado
Analise a superfície que vai receber a impermeabilização para escolher o sistema mais apropriado.

Além de prestar atenção ao sistema de impermeabilização escolhido, você também vai precisar ficar atento às especificações da norma ABNT NBR 9575. Segundo ela, o projeto precisa ser dividido em básico e executivo e em cada um deles deverá constar os seguintes itens:

Projeto básico:

  • Localização das impermeabilizações;
  • Detalhes construtivos;
  • Memorial da tipologia de impermeabilização utilizada.

Projeto executivo:

  • Representação do sistema escolhido;
  • Descrição da execução e detalhes;
  • Planilhas descrevendo os materiais;
  • Quantitativo de materiais;
  • Total de serviços.

Importante! O quantitativo de materiais e serviços deve se basear no rendimento do produto utilizado e da área a impermeabilizar. Dessa forma, verifique os dados apresentados pelo fornecedor para considerar um levantamento adequado.

Leia também: Sem gambiarra! Saiba como resolver de verdade os principais problemas na obra

Para realizar um bom projeto de impermeabilização, além de olhar para a NBR 9575, você também vai precisar:

Confirmar se a planta proposta está coerente com o que foi exposto na NBR 9575;
Estudar quais soluções foram adotadas, se foram consideradas impermeabilizações rígidas ou flexíveis;
Avaliar o substrato que receberá a impermeabilização;
Checar possíveis movimentações do terreno;
Respeitar todos os detalhes especificados no documento enviado para a NBR 9575;

Leia também: Equipamento de Proteção Individual: 3 dicas para otimizar o investimento em EPIs

Não sei quais materiais usar para a impermeabilização. E agora?

Você já passou pela etapa da Norma NBR 9575 e agora que chegou o momento de botar a mão na massa não sabe quais materiais utilizar? Não se preocupe! A Viapol, parceira do Juntos Somos +, concentra em um lugar só tudo o que você precisa quando o assunto é impermeabilização.

Desde soluções voltadas para cimentícias a mantas asfálticas, sintéticas e fitas autoadesivas: tudo o que você precisa para proteger e impermeabilizar a sua obra está na Viapol!

Você gostou de saber mais sobre projetos de impermeabilização?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas