No mundo digital em que vivemos, a primeira atitude da maioria das pessoas antes de comprar um produto, contratar um serviço, procurar por um profissional ou uma empresa, é pesquisar no Google.
Assistir vídeos sobre o assunto, ver comentários de outros clientes e ler a respeito ajuda na decisão de compra do cliente. Trazendo para a construção civil, é dessa maneira que o consumidor pode decidir qual empresa ou profissional contratar, por exemplo.
Por isso, hoje em dia, é crucial contar com uma estratégia de marketing para construção civil se você quiser aumentar a sua carteira de clientes. Mas calma! Você não precisa sair por aí criando um perfil do Instagram ou contratando um profissional para te ajudar.
Antes de tomar qualquer decisão, confira as nossas dicas e dê início à sua carreira digital com segurança.
Marketing para a construção civil: é preciso ter estratégias e objetivos bem definidos
Assim como para o campo da construção civil é necessário ter a planta da obra, para o campo do marketing é necessário ter um planejamento de ação.
É preciso traçar objetivos os principais objetivos que você tem e acompanhá-los ao longo do tempo para ver se estão sendo atendidos. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar o seu número de clientes, você pode ficar atento ao número de contatos e trabalhos que você começou a fechar desde que começou a expor o seu trabalho nas redes sociais.
Agora, se você quer se tornar uma autoridade na sua área de atuação, a grande referência para outros profissionais, você pode começar a medir o alcance dos seus posts e o número de visitas na sua página online.
Deu para ver que tudo vai depender do seu objetivo, né?
Por isso que no marketing para construção civil, o planejamento é tão importante. Além de traçar os seus objetivos, um bom plano de ação também leva em conta a organização de posts por mês (quantos conteúdos você vai postar mensalmente), quais redes sociais você vai usar (Facebook e Instagram? Ou só Instagram?) e se você irá investir em posts patrocinados para aumentar a divulgação do seu serviço até chegarem no seu público-alvo.
LEIA TAMBÉM: Perfil de Cliente Ideal (ICP): como definir o seu?
Como começar a usar o marketing na construção civil?
Estude e se capacite
Não, você não precisa se tornar um especialista em marketing na construção civil. Porém, isso não quer dizer que você não precisa estudar para oferecer um serviço de propaganda digital adequado.
Existe bastante material gratuito e de qualidade na internet que pode ajudar você a começar o seu planejamento de marketing.
Considere criar um site
Ter um site hoje é como ter um cartão de visitas no passado. Nome, área de atuação e formas de contato são as informações mais básicas, mas também é bacana colocar um resumo básico da sua trajetória e alguns vídeos dos seus principais trabalhos. Vale até mesmo pedir depoimentos de satisfação para os seus clientes!
Trabalhe suas redes sociais como um profissional
Já deu para entender que as redes sociais não podem ficar de fora da sua estratégia, né? Elas são uma ferramenta importante para o seu cliente se aproximar de você. Isso aumenta a confiança, estreita os laços e tem impacto na decisão de contratar ou não os seus serviços. Para isso, é ideal ter um perfil organizado, com boas imagens, informações objetivas e as principais dúvidas dos clientes respondidas.
Uma dica imperdível é aproveitar as redes sociais para divulgar os seus cursos e certificados profissionais, agregando muito mais valor ao seu serviço!
Buscando uma plataforma de cursos gratuitos que ainda ofereça certificados? Então conheça os treinamentos da Juntos Somos Mais e aproveite.
Se puder, invista em mídia paga
Você já deve estar familiarizado com os anúncios tradicionais, né? Eles são compostos por panfletos, outdoors, propagandas no rádio e na TV etc. Essas formas de propaganda ainda atraem muitas pessoas. E é possível fazer uma divulgação similar nas mídias online.
No mundo do marketing digital dá para investir em anúncios pagos. Dessa forma, você paga para aparecer para o seu público-alvo, sendo possível escolher a faixa etária, a localização geográfica e até o gênero das pessoas que receberão os seus anúncios.
Faça parte de iniciativas como o Triider e o Habitissimo
Estar presente em feiras, palestras e reuniões do seu segmento também é uma maneira de fazer marketing! Isso ajuda a fortalecer a sua presença, a se conectar com contatos e potenciais clientes.
LEIA TAMBÉM: Como fidelizar clientes no mercado da construção civil?
Com os conhecimentos adquiridos você já pode ser uma referência no mundo do marketing para a construção civil!
Transmita seu conhecimento, use a sua experiência ao seu favor e se destaque!
Gostou de saber mais sobre marketing para a construção civil?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog do Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!