Blog da Juntos

Profissional de obra sorrindo e utilizando capacete e protetor de ouvido.
24 de agosto de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabia que otimizar o investimento em EPI ajuda a realocar os recursos da empresa para garantir uma segurança do trabalho ainda melhor?

Por isso, o pensamento estratégico por trás da compra desses equipamentos é indispensável. Ainda mais se você quer garantir bons resultados para o negócio e segurança, é claro.

A seguir, você confere mais informações sobre os EPIs e como otimizar o seu investimento neles.

EPIs:o que são os Equipamentos de Proteção Individual?

Os Equipamentos de Proteção Individual são essenciais para a saúde e segurança física dos colaboradores. São capacetes, protetores auriculares, óculos de proteção, luvas e botas Marluvas, além de tudo que os profissionais precisam para manter a sua integridade na hora do trabalho.

Por ser um item de proteção tão importante, capaz de evitar acidentes, o ideal é não optar pela opção mais barata do mercado, somente pela questão do preço. Nesse caso, o barato realmente pode sair bem mais caro.

Otimizando o seu investimento em EPIs com estas 3 dicas

1 – Treine o seu time para evitar extravio

Investir em treinamentos internos é uma excelente forma de reduzir os gastos com os equipamentos de proteção. Afinal, se a equipe não sabe manusear os EPIs, é bem mais provável que os estragos aconteçam.

Isso ocorre porque cada equipamento possui suas recomendações de uso, que devem ser seguidas de acordo. Além da usabilidade, recomendações de guarda e conservação também são disponibilizadas pelo fabricante.

Se o funcionário não seguir as recomendações, pode tanto colocar sua saúde e segurança física em risco, quanto acabar deteriorando o equipamento. Dessa forma, a empresa arca com gastos de ambas as formas: com a penalidade, caso haja o colaborador sofra algum acidente, ou com a reposição do equipamento que se deteriorou antes do esperado.

Profissional de obra utilizando capacete e máscara.
Funcionários com equipamentos de proteção individual ficam mais protegidos e menos propensos a acidentes de trabalho.

2 – Fique de olho na durabilidade de cada EPI

Prestar atenção na durabilidade dos EPIs adquiridos vai facilitar na hora de avaliá-los. Assim, dá para saber qual foi o mais resistente, qual apresentou mais falhas e qual foi o favorito dos colaboradores em termos de proteção e conforto.

Aqui, o objetivo é saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Dessa maneira, na hora de adquirir novos produtos, a empresa já terá uma base de conhecimento sobre marcas, tipos de EPIs e lojas de confiança.

2 – Entenda qual tipo de EPIs você está adquirindo

Para entender qual é o tipo de Equipamento de Proteção Individual você está adquirindo, é preciso responder a essas seguintes perguntas:

  • Quais são os equipamentos mais utilizados?
  • Quais são os mais extraviados?
  • Quais acabam sobrando?
  • Quais são os equipamentos que mais duram?

Assim, tendo clareza quanto a essas respostas, você garante que todos estão bem equipados para desenvolver suas atividades em segurança. Também é dessa forma que você estará preparado em caso de audiências fiscais que possam colocar o projeto em risco.

Gostou de saber mais sobre os Equipamentos de Proteção Individual?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas