O telhado é a parte da estrutura que mais fica exposta aos fatores do meio ambiente como chuva, calor e vento. Se há algum erro na sua inclinação, o escoamento da água fica prejudicado, levando a infiltrações, umidade, mofo e até a curto-circuitos.
Além disso, o calcular a inclinação do telhado de maneira eficiente permite planejar a quantidade certa de materiais a serem usados, evitando desperdícios. A seguir, você confere dicas simples para realizar o cálculo correto – mesmo se matemática não for o seu forte.
Porém, antes de começar saiba que:
- O cálculo da inclinação do telhado é que vai determinar fatores como a altura da cumeeira, o comprimento do pendural e a área de cobertura;
- O que determina a inclinação é o tipo de telha a ser usada;
- Os fabricantes é que informam a inclinação de cada telha.
Leia também: NR-18: entenda sobre a norma de segurança
Agora, sim. Vamos lá!
Passo a passo para o cálculo de inclinação do telhado
1. Primeiro, você tem que saber a porcentagem de inclinação da telha. Digamos que você vá usar a telha de cerâmica, que tem a porcentagem de inclinação de 30%.
2. Meça a área do telhado. No nosso exemplo, vamos usar um telhado de 100 cm (1m).
3. Divida a porcentagem de inclinação do telhado pela área dele. No nosso exemplo: 30%/100 = 30.
Isso significa que a cada 100 cm na horizontal, o telhado subirá 30 cm na vertical!
É muito importante saber de cor esse cálculo, mas para ganhar tempo, também é possível calcular a inclinação online! Colocamos o link da calculadora aqui pra te ajudar.
Leia também: Como calcular a quantidade de tinta por metro quadrado?
Também reunimos as telhas mais usadas no Brasil e suas porcentagens de inclinação. Bora conferir?
Tipos de telha e suas inclinações
- Telha de cerâmica: Proporciona um ótimo conforto térmico. É uma telha pesada, que exige boa estrutura. Seu ponto fraco tende a ser a manutenção, pois ficam escuras com facilidade. Existem de diversos tipos de forma, para todos os gostos. Porcentagem de inclinação vai de 25% a 33%, a depender do modelo.
- Telhas de concreto: Se assemelha às de cerâmica, porém contam com variedade de cores, são mais resistentes e menos propensas à infiltrações. Em contrapartida, esquentam bastante e são mais caras. Inclinação média de 30%.
- Telha de metal: Versáteis e fáceis de montar, existem desde os modelos mais simples, até as coloridas e com isolamento acústico. Não exigem tanta manutenção e têm boa durabilidade. Porcentagem de inclinação média: 10%.
- Telhas de fibrocimento: De preço mais acessível, também são de fácil instalação. Sua desvantagem é que são mais frágeis e mais sensíveis ao efeito da chuva. Porcentagem de inclinação: 10%
Leia também: Como fidelizar clientes no mercado da construção civil?
Tiramos suas dúvidas sobre como calcular a inclinação do telhado?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.