Blog da Juntos

Dois homens apertando as mãos.
21 de setembro de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escolher bons fornecedores na construção civil influencia diretamente na qualidade e no andamento de uma reforma ou construção. Sendo assim, não é novidade nenhuma que essa é uma tarefa primordial para qualquer profissional de obra que zele por um trabalho bem feito.

Sabendo de tudo isso e que muitas vezes essa pode ser uma tarefa complicada, separamos 5 dicas para ajudar a escolher bons fornecedores, mas primeiro, falaremos sobre a importância de escolher um bom fornecedor de materiais de construção.

Continue lendo nosso post e saiba mais!

A importância de um profissional de obra escolher bons fornecedores

Nos últimos anos, principalmente depois da crise econômica que afligiu o Brasil recentemente, o custo tornou-se um dos fatores mais importantes na escolha de fornecedores da construção civil. Porém, dar prioridade apenas a este aspecto, pode acabar por comprometer a qualidade da construção.

Bons valores sempre serão um ponto importante, mas esse não deve ser o fator decisivo na hora da escolha, já que, muitas vezes, o que é atraente para o bolso vem acompanhado de um preço maior que é cobrado em outros aspectos, principalmente em qualidade.

Ao escolher um fornecedor de material de construção é necessário se perguntar se ele realmente vai agregar valor à sua obra e se ele se tornará um verdadeiro parceiro. Estes são dois pontos determinantes na hora da escolha de um bom fornecedor, já que determinam o sucesso dos seus negócios.

Ou seja, escolher bons fornecedores de materiais de construção reflete em ter produtos com as especificações técnicas adequadas e de qualidade. E isso está diretamente relacionado à segurança dos colaboradores e ao resultado da obra como um todo.

Dicas de como escolher bons fornecedores de material de construção

Mas como escolher esses fornecedores? Abaixo damos algumas dicas úteis sobre o que levar em consideração na hora da escolha.

Homem ao lado de um caminhão pronto para realizar uma entrega de materiais de construção.
Escolher um bom fornecedor de materiais de construção requer alguns critérios, um deles é o cumprimento de prazos de entrega.

1. Credibilidade do fornecedor
Credibilidade é um dos pontos mais importantes em qualquer relação comercial, em qualquer área e setor. Sendo assim, é senso comum entre os gestores a importância de contar com profissionais de confiança.

Por isso, é bom prestar atenção nesse aspecto, já que às vezes é possível que se deixe de verificar a credibilidade de um fornecedor, por se tratar de uma grande marca, por exemplo, e isso pode acabar por se tornar um problema.

Nossa dica é buscar referências de outros profissionais de obras que já trabalham com esses fornecedores.

2. Normas técnicas
Depois de conhecer um possível fornecedor é necessário se certificar que seus produtos atendem as normas técnicas. Esse deve ser sempre um quesito prioritário no momento de adquirir algo de um novo fornecedor.

Não faça negócio com fornecedores que oferecem produtos sem os selos de qualidade exigidos por lei.

Leia também: Sem gambiarra! Saiba como resolver de verdade os principais problemas na obra

3. Valores
Como já vimos, o preço não pode ser o fator principal na escolha dos seus fornecedores, mas isso não significa que ele não seja importante. Deve haver sempre um equilíbrio e nada deve comprometer a qualidade dos produtos que você usará na obra.

Busque sempre pelo melhor custo-benefício, mas sem perder de vista a qualidade do produto oferecido.

4. Prazos de entrega
Ter um bom planejamento e um cronograma faz toda diferença em relação ao sucesso de uma obra. Mas além de ter um cronograma, é preciso segui-lo à risca.

Para isso, é necessário contar com fornecedores que consigam oferecer agilidade em suas entregas e que cumpram os prazos estipulados previamente.

Por outro lado, fornecedores que se adaptam melhor a mudanças, entregam mais rápido e diminuem a burocracia nos processos oferecem um ótimo diferencial.

Leia também: 3 passos para manter a obra sob controle

5. Colaboração
Criar vínculos e trabalhar alinhado é muito importante quando se trata de uma relação comercial. Os fornecedores comprometidos e que oferecem flexibilidade para oferecer soluções nos momentos em que o seu projeto mais precisa são aqueles com os quais vale a pena firmar uma parceria.

Não leve adiante a relação com fornecedores que podem deixar você e sua equipe na mão caso algum imprevisto ocorra. Filtre quem realmente está ao seu lado quando você precisa e se preocupa com o sucesso das suas entregas.

Leia também: 5 dicas para aumentar a eficiência do canteiro de obra

Você gostou de saber mais sobre fornecedores de material de construção?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas