Blog da Juntos

Andaime transportando bloco de material para encaixá-lo na estrutura de um prédio.
10 de outubro de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A construção modular pode ser caracterizada como uma metodologia da construção civil que funciona por etapas, partindo da padronização das partes que configuram uma casa ou um prédio. Dessa forma, os módulos são transportados um a um e montados para formar a construção final.

Se você pensou de cara nas casas-contêiner, você não está errado. Esse é um exemplo super conhecido de construção modular! Mas as possibilidades não param por aí. Na verdade, materiais como madeira, vidro, concreto e aço podem ser usados para esse tipo de obra. No fim das contas, o que vai mudar é o peso total a ser transportado pelo caminhão.

Deu vontade de saber mais sobre esse projeto que só cresce no Brasil? Então siga com a gente.

Entenda o funcionamento da construção modular

Sejam casas mais simples e econômicas, ou residências de luxo, apartamentos ou prédios comerciais: tudo pode ser feito através da construção modular. Isso porque a padronização dos módulos e a sua resistência ajudam esse tipo de obra a se adaptar a qualquer projeto. Vale ainda destacar que os acabamentos podem ser completamente customizados, dependendo do estilo da construção e, claro, do cliente.
Tendo isso em mente, podemos dizer que a construção modular funciona agregando os conceitos industriais às obras residenciais ou comerciais. A ideia aqui é se desfazer de métodos antiquados e tradicionais de construir, visando a economia de recursos, sustentabilidade na construção civil e a aceleração do projeto, sem deixar que ele se alongue por semanas a fio.

Leia também: 5 dicas para aumentar a eficiência do canteiro de obra

Na hora de colocar a mão na massa, o principal é realizar o transporte dos módulos até o local onde eles devem ser instalados. Porém, algumas vezes será necessário realizar um estudo de viabilidade técnica para entender as condições do terreno e prepará-lo para receber os módulos. Assim, o proprietário não vai ter nenhuma surpresa desagradável no decorrer do projeto.

Uma das principais preparações é o nivelamento do local e a terraplanagem. Então, se você está prestes a realizar um projeto desse tipo, fique com esses dois processos pré-obra em mente e sugira para o seu cliente.

Além disso, é preciso estar atento à legislação da construção civil e ir atrás do licenciamento do imóvel junto à prefeitura. O processo pode ser um pouco burocrático, mas deve ser feito – afinal, ele exige a descrição detalhada das partes e das peças de cada módulo.

Projeto 3D de uma casa de luxo.
Exemplo de uma construção modular de alto padrão, provando que esse tipo de metodologia se adapta a qualquer projeto.

Por que saber mais sobre construção modular?

Vamos responder essa pergunta em forma de dados. Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento feito pela Fortune Business Insights, o mercado da construção modular tem expectativa de movimentar US$ 11,78 bilhões até 2028, obtendo um crescimento de 6,1% ao ano.

Em outras palavras: não dá pra negar que a construção modular está crescendo muito rápido – não somente no Brasil, mas no mundo todo. Além disso, a metodologia é apontada como uma das maiores tendências no mundo da construção civil para os profissionais ficarem de olho.

Que tal começar agora a se especializar nesse tipo de projeto?

Leia também: Sem gambiarra! Saiba como resolver de verdade os principais problemas na obra

O que você achou de saber mais sobre construção modular?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas