Sabemos que uma das coisas mais irritantes para quem trabalha na área de reformas é notar que, ao final da obra, sobrou tinta que não será mais utilizada.
Muitas vezes, isso acontece porque calculamos errado a quantidade necessária para pintar o ambiente. Para evitar desperdícios e saber quanto deve ser comprado, é importante calcular a quantidade de tinta por metro quadrado aproximada para realizar o serviço.
Mas você sabe como fazer isso? Hoje vamos ensinar como estimar quantos litros de tinta serão necessários por metro quadrado. Continue lendo e confira!
Antes do Cálculo
Antes de mais nada, é importante analisar o ambiente e entender se a área é linear ou se possui algumas variações. Tudo isso influencia no cálculo dos materiais.
Outro ponto importante é preparar a parede que será pintada. Dessa forma, você provavelmente economizará na reforma. Ou seja: deixe o local limpo, lixado, sem mofo e utilize um rolo antirrespingos, diluindo a quantidade certa de tinta em água ou solvente, conforme as especificações do fabricante.
Como calcular a tinta necessária
Calcule a área a ser pintada
Leia as instruções do fabricante na embalagem do produto. Depois, utilizando uma fita métrica, calcule a área total da parede (largura x altura), lembrando de descontar os vãos, como portas e janelas.
Área a ser pintada = Largura x altura da parede
Exemplo: se a parede tiver 5 metros de largura por 2 metros de altura, nosso total será de 10m².
Confira a embalagem do produto
Algumas marcas costumam informar na própria lata o rendimento por metro quadrado. Baseado nisso, podemos fazer o seguinte cálculo:
Quantidade de tinta (em litros) = Área a ser pintada ÷ Rendimento (o que está descrito na lata)
Calcule o número de demãos
É importante lembrar que esse cálculo é baseado em apenas uma demão. Por isso, caso seja necessário mais de uma, devemos fazer o cálculo da seguinte maneira:
Quantidade de tinta (em litros) = (Área a ser pintada x Número de demãos) ÷ Rendimento (o que está descrito na lata)
Na prática:
Ficou confuso? Que tal um exemplo?
Vamos supor que você deseja pintar uma parede de 10 metros de largura por 8 metros de altura, na qual há uma janela de 3 metros de largura por 3 metros de altura. Ou seja:
80m² (da parede) ‒ 9m² (da janela) = 71m² de superfície para pintar
Olhando as instruções da lata, vemos que o rendimento da tinta é de 10m² por litro, e temos de aplicar 2 demãos. Dessa forma:
71m² (área da parede) ÷ 10m² (rendimento da tinta) = 7,1 litros de tinta por m²
Como serão duas demãos, vamos apenas multiplicar:
7,1 (litros de tinta) x 2 (demãos) = 14,2 litros necessários por m²
Viu como é fácil? Na próxima, teste esse método para evitar desperdícios e guardar apenas uma reserva de emergência caso haja algum imprevisto.
Tiramos suas dúvidas sobre o cálculo da tinta?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no site oficial.