Blog da Juntos

Placas de porcelanato e ferramentas para ladrilhador: espátula com argamassa, nível, fita métrica.
12 de janeiro de 2023
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O porcelanato é um dos pisos mais populares do Brasil, sendo muito utilizado para ambientes internos, externos e até mesmo como forma de decoração. Porém, uma dúvida muito comum entre os profissionais de obra é: como assentar piso porcelanato?

Apesar de ser um revestimento bem resistente e de manutenção simples, conhecer as técnicas adequadas de como assentar piso é o que fará a diferença tanto no resultado final, quanto na durabilidade do porcelanato.

Para te facilitar com essa empreitada, a Juntos fez uma parceria sensacional com o canal O Pulo do Gato na Construção, oferecendo um mega treinamento gratuito e com certificado!

Vamos conferir alguns destaques do primeiro vídeo, disponível aqui, que é justamente sobre como assentar porcelanato e outras técnicas de colocação de piso? Para saber mais sobre a parceria e se inscrever no treinamento para aprender a como assentar piso porcelanato, é só clicar aqui.

Limpeza

Independentemente do ambiente ou do tipo de piso que você for aplicar, até mesmo se for para colocar piso na parede, é essencial limpar muito bem o local e a superfície que receberá o revestimento.

Não basta apenas jogar água e aguardar a secagem naturalmente, é preciso que a poeira da obra seja inteiramente removida. Dessa forma, você evita que sujidades possam ficar no contrapiso, impedindo a aderência da argamassa no substrato abaixo.

Pessoa assentando piso porcelanato grande
Investir em treinamentos e atualização é essencial para a satisfação do cliente

Esquadrejar o ambiente

O próximo passo após a limpeza adequada é realizar o esquadro do ambiente ou local no qual o revestimento será aplicado. Dessa forma, é possível determinar onde iniciar a colocação das placas, para onde direcionar os recortes do piso se existe alguma parede fora do esquadro, ou do prumo, caso seja uma aplicação de porcelanato na parede.

Leia também: Paredes fora do prumo? Saiba o que fazer para corrigir

Para agilizar o processo de esquadrejar, tornando-o mais preciso, é interessante investir em ferramentas facilitadoras, como os níveis a laser, que eliminam o trabalho de esquadrinhar todo o ambiente manualmente com linhas e amarrações.

Outro ponto importante para ter um acabamento caprichoso e cativar o seu cliente é: após determinar o esquadro, segui-lo utilizando a técnica correta demonstrada no vídeo do treinamento. Assim você evita ao máximo recortar de forma aparente as peças, além de economizar mais material durante a obra.

Preparação da argamassa

Comprar e aconselhar o seu cliente a utilizar materiais de qualidade é fundamental, assim como realizar as técnicas corretas de preparação da argamassa. Essa é uma etapa importante e faz a diferença na durabilidade do trabalho.

Caso a argamassa não seja preparada de forma correta, pode haver desplacamento ou ficar oco. Caso isso aconteça, não haverá como colocar piso para disfarçar ou minimizar o problema, sendo necessário refazer todo o processo.

Mas, para saber todos os detalhes da preparação da argamassa, se inscreva no treinamento e acompanhe o próximo episódio sobre como assentar piso porcelanato e demais técnicas!

Para fazer isso é bem simples, basta clicar no link acima, se cadastrar no Juntos Somos + e acessar o treinamento na aba: aprenda mais > treinamentos.

Imagem de tutorial da plataforma Juntos Somos +

Quer saber mais sobre como assentar piso porcelanato e outras dicas?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas