A construção civil é feita por diversos setores, profissionais e etapas para seu pleno funcionamento. Se essas partes não funcionam de maneira colaborativa, o todo é prejudicado, afinal um processo vai afetando o outro consecutivamente. Pense em um jogo de dominós: quando um cai, derruba todo o resto.
Para que os envolvidos se conectem e funcionem de maneira integrada, é preciso uma boa administração da cadeia produtiva. Sem isso, as obras ficam sujeitas a desperdícios, atrasos, baixa produtividade e prejuízo.
Siga com a gente para saber mais.
LEIA TAMBÉM: Construção 4.0: o que é e por que aderir ao movimento?
Por que é importante ter controle sobre a cadeia produtiva?
A construção civil é uma indústria que corre o risco de muitas perdas de materiais e improdutividade. Além disso, esse desperdício está bastante relacionado à falta de sustentabilidade da maioria das obras, gerando impacto ambiental e social.
Dessa forma, uma cadeia produtiva organizada ajuda a reduzir gastos desnecessários, acidentes de trabalho, atrasos e desorganização. Investir tempo e energia em um planejamento que defina de antemão o layout do canteiro de obras e os locais de armazenamento de material, por exemplo, são atitudes que compensam no decorrer do projeto.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas para aumentar a eficiência no canteiro de obras.
Como melhorar o seu controle sobre a cadeia produtiva? 5 dicas imperdíveis
É importante que todos os profissionais envolvidos na obra entendam a necessidade de seguir procedimentos padrão, normas de segurança e adesão de práticas que melhorem todos os processos. Separamos cinco dicas essenciais para se pôr em prática:
- Rigorosidade com a qualidade dos fornecedores
Desde a qualidade do material oferecido, como o prazo de entrega do mesmo podem afetar a qualidade da sua obra. Tenha controle sobre prazos de entrega, formas de pagamento, telefones para contato e tudo o que possa ajudar para evitar surpresas.
Além disso, é bom ter alternativas viáveis aos seus atuais fornecedores, para que nada impeça o seu time de entregar a obra no prazo.
- Obrigatoriedade no uso de EPIs:
A segurança no canteiro de obras afeta diretamente a produtividade e impacta na eficiência da equipe e seus processos. Portanto, é importante supervisionar os equipamentos de proteção individual (EPIs). O afastamento de profissionais devido a ocorrência de acidentes de trabalho, a contratação de novas pessoas para substituí-los e as sequelas emocionais e psicológicas resultantes desses episódios podem colocar tudo a perder – inclusive em termos legais.
- Implementação de software de gestão
As soluções tecnológicas atuais auxiliam no controle de estoque, acompanhamento das etapas já realizadas na obra e as que ainda faltam serem concluídas, monitoramento de prazos, e muito mais. Com dados, métricas e indicadores precisos, é muito mais fácil minimizar o índice de erros e desperdícios.
- Incorporação do sistema Lean Construction
Existem conceitos e técnicas que ajudam a deixar as etapas das obras mais enxutas, garantindo que tudo o que é feito no canteiro seja realmente necessário para o resultado final. Nesse sentido, o sistema Lean de construção ressalta muito a importância de se manter registros e acompanhamentos diários, o que ajuda no controle da cadeia produtiva.
- Investimento em liderança e profissionais capacitados
A construção civil depende de pessoas para ter bons resultados. A mão de obra envolvida é que transforma o insumo em produto final. O investimento em líderes e em equipes competentes e capacitadas, que compreendam todos os passos já abordados acima, traz resultados incríveis e eleva os níveis de qualidade dos projetos.
Aqui, vale chamar a atenção para a plataforma de capacitação da Juntos! Lá, você encontra cursos que valem certificado e agregam valor ao seu serviço.
LEIA TAMBÉM: Logística na construção civil: como driblar a falta de insumos?
LEIA TAMBÉM: Legislação da construção civil: fique de olho nas principais leis do setor
LEIA TAMBÉM: Transformação digital na obra: como a Juntos Somos Mais transforma o setor?
LEIA TAMBÉM: Profissional de obra: como se diferenciar no mercado da construção?
Gostou de saber mais sobre como ter controle sobre a cadeia produtiva?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog do Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial. Até lá!