Uma das coisas que aprendemos na Juntos é que investir em um programa de fidelidade pode ser uma boa opção para alavancar a empresa e maximizar o contato com os clientes.
No entanto, para que isso aconteça, é importante entender os tipos de programas que existem e tomar uma decisão assertiva, acompanhando continuamente a estratégia dos negócios.
Apesar de serem diferentes, os programas de fidelidade têm dois objetivos em comum: a fidelização e retenção de clientes e a geração de uma experiência positiva de consumo para os participantes.
Tipos de programas de fidelidade
Você quer aprender mais sobre o assunto? Nós separamos algumas informações que explicam quais são os principais tipos de programa e suas características:
Programas de níveis de recompensa
Os programas de níveis de recompensa oferecem pequenos prêmios iniciais e, conforme o cliente vai mantendo sua fidelidade e utilizando mais os serviços, o programa recompensa o participante com upgrades, por exemplo, da categoria prata para a ouro.
Conforme ele vai subindo de nível, mais vantajosa se torna a troca de pontos ou outros benefícios oferecidos. Um dos desafios nesse modelo é oferecer recompensas e vantagens atrativas desde os níveis iniciais, estimulando o cliente a continuar usando o programa até alcançar um nível premium.
Programas de coalizão
Esse tipo de programa é estruturado por meio de parcerias específicas com empresas que condizem com os hábitos, demandas e necessidades dos clientes, sendo as mais adequadas para estimular o consumo e fidelidade.
A coalizão tem como principal objetivo uma presença maior em diferentes momentos do dia a dia dos consumidores, especialmente durante suas compras recorrentes, como supermercados, drogarias e restaurantes.
Programas com taxa de adesão
No caso dos programas com taxa de adesão, os clientes pagam uma tarifa mensal ou anual para poder ter acesso a bônus, ofertas e benefícios que os clientes não pagantes não possuem.
Esses benefícios podem ir desde descontos à fretes gratuitos, condições diferenciadas de parcelamento das compras, acesso antecipado à pré-venda ou outros lançamentos.
Programas de cashback
O cashback retorna um percentual do valor que o cliente gastou em compras, podendo resgatar o dinheiro futuramente ou usá-lo como desconto.
Ele se popularizou nos últimos anos no Brasil, já que é um dos meios que mais tangibiliza as vantagens para os clientes, o cashback consiste no repasse de parte da comissão das vendas de volta para o cliente.
Programas de pontuação
Nos programas de pontuação simples os participantes ganham pontos de acordo com seu consumo e podem trocar seus pontos acumulados por prêmios, como descontos, brindes ou tratamentos especiais.
O programa de fidelidade Juntos Somos + se encaixa no tipo acima. Os participantes do programa Juntos Somos +, sejam varejistas ou profissionais de obra, recebem uma pontuação com base nas necessidades e perfil de consumo de cada um.
Ou seja, os profissionais de obra podem pontuar ao comprar os produtos participantes, indicando outro profissional de obra e se capacitando por meio da TV JS+.
Já os varejistas pontuam realizando compras dos produtos participantes em determinadas quantidades, batendo metas de vendas e tendo cada vez mais vendedores capacitados.
Conheça o Programa Juntos Somos +
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios.
A iniciativa se transformou em empresa independente com a adesão de mais duas sócias, Gerdau e Tigre, tornando-se um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra.
Já são mais de 40 marcas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra.
Acesse o site oficial e saiba como fazer parte deste inovador ecossistema.