Blog da Juntos

26 de julho de 2023
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O time da Juntos Somos Mais, sempre ligado nas tendências de casa e construção, teve o privilégio de cobrir a CASACOR 2023, na última sexta-feira, 14.

Realizada pela segunda vez no Conjunto Nacional, em São Paulo, a mostra traz tendências emergentes como a biofilia, paletas naturalistas, brasilidade e conforto.

A conexão com a natureza teve grande espaço no evento por meio da incorporação de elementos naturais, linhas curvas e ambientes planejados de forma a explicitar a essência do ser e do habitar, aliados a elegância e sofisticação.

Todo o percurso pelos 74 ambientes decorados é permeado por flores e folhagens, que contribuem na imersão da narrativa biofílica e aconchegante do tema deste ano.

A abordagem voltada para o morar e o pertencimento cria não apenas ambientes intimistas e revitalizantes, mas também transmite acolhimento e equilíbrio.

A valorização da brasilidade veio nos revestimentos como madeiras nobres, pedras naturais e cerâmicas artesanais, todas utilizadas destacando a diversidade cultural e artística do Brasil.

Os ambientes equilibraram a sofisticação e simplicidade, transmitindo o acalento característico da nossa cultura.

Com relação a paleta de cores, os tons terrosos, em variados matizes, dos mais abertos aos mais fechados, se alinharam a proposta biofílica e de morada.

Suaves tons de bege e areia, que evocam relaxamento e contemplação, foram aplicados majoritariamente em ambientes externos, aliados a madeiras claras e tecidos rústicos.

Paralelamente, matizes profundos como marrom, grafite, terracota e cinza, foram utilizados internamente, em especial, nos ambientes mais privados, contribuindo para a atmosfera de serenidade.

Contudo, dois tons recorrentes destaques, de goiaba e verde, foram especialmente presentes em ambientes que evocavam brasilidade, assim como no espaço da principal expositora de tintas do evento.

Nas cozinhas e banheiros o uso de louças predominantemente escuras e foscas contribuiu para a modernidade dos ambientes. Esse efeito foi gerado especialmente pelo contraste entre as cores dos revestimentos, em específico os tons terrosos.

Móveis com linhas curvas foram uma escolha predominante na CASACOR 2023. As peças de bordas orgânicas adicionaram suavidade, criando uma atmosfera fluida e convidativa.

Os designers e arquitetos exploraram a versatilidade das formas curvilíneas, trazendo movimento e fluidez para os espaços. Por fim, os sofás baixos e camas espaçosas evocaram ainda mais proximidade, reforçando a ideia de que uma casa bem projetada é uma morada, de fato.

A CASACOR 2023 é uma viagem conduzida pela flora nacional, cujos ambientes contam para os visitantes, quase como num brunch, a história por trás de cada peça statement que inspirou os arquitetos, trazendo memórias, experiências e valores intrínsecos para as moradas.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas