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Dois empreendedores, um homem e uma mulher, organizam pedidos para serem despachados pelo e-commerce.
16 de novembro de 2022
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*Por Lucas Azevedo, responsável pela operação da Loja Virtual na Juntos Somos Mais

Abrir um e-commerce pode parecer fácil, porém, esse processo não é tão simples assim. Algumas questões precisam ser pensadas antes para evitar erros comuns neste setor que não para de crescer.
Segundo dados da Americas Market Intelligence (AMI), o volume total de transações por e-commerce no Brasil deve chegar a US$ 211 bilhões até o fim de 2022. O relatório também estima que a projeção de crescimento do setor é de 20% por ano até 2026, chegando a US$ 432 bilhões.
A seguir, confira cinco dicas que podem orientar empreendedores no planejamento prévio à abertura de um e-commerce.

Esteja atento ao público

O consumidor é o responsável pelo direcionamento do negócio e, por isso, é importante pensar nessa questão antes mesmo de abrir um marketplace. Claro que no decorrer do tempo, o público pode acabar mudando, mas é interessante pensar em qual público você quer abranger com o empreendimento.

Ao definir o público, fica mais fácil pensar no posicionamento da marca, por exemplo, além de facilitar o alinhamento sobre quais necessidades o seu produto pode atender, quanto será o custo, entre outras questões mais estratégicas. Além disso, a definição de um público inicial facilita a escolha sobre em quais canais valem a pena divulgar sua loja.

Homem mexe no celular, enquanto consulta produtos de materiais de construção num e-commerce no celular.
A projeção de crescimento do setor de e-commerce é de 20% por ano até 2026, chegando a US$ 432 bilhões.

Encontre o diferencial

Quando definir os produtos da loja, é importante pensar também no diferencial daquilo que você oferece. Com tantos produtos e serviços similares no mercado pode ser fácil do público acabar vendo o que você oferece como apenas mais uma opção à venda.

O diferencial não precisa ser uma ideia completamente inovadora. Às vezes, o seu diferencial pode estar em como o atendimento é feito, o material utilizado no caso de produtos, a forma como está sendo vendido, entre outras maneiras. Além disso, pensar no diferencial pode ajudar na divulgação do negócio.

Não deixe a logística de lado


A logística de um negócio é fundamental, porque é isso que vai definir se e como o seu produto chegará ao consumidor.
Onde funcionará o seu negócio? Os produtos terão estoque ou sob demanda? Como será o processo de embalagem? Como o transporte dos produtos será feito? Estas são algumas perguntas que você precisa responder no processo de abertura de um marketplace.

Elabore um plano de negócios


É importante ter em mente que um marketplace é uma empresa como qualquer outra e, portanto, deve seguir alguns parâmetros. Um plano de negócios é essencial para qualquer empresa e empreendedores devem pensar nisso.
O plano de negócios ajuda a observar o desenvolvimento do negócio usando objetivos e metas com períodos definidos.

Escolha a melhor plataforma


Ao longo de todo o processo de abertura de um marketplace, é sempre importante analisar qual a melhor plataforma para o negócio. Existem diversas opções no mercado e é bom saber as diferenças entre elas e as funcionalidades que cada uma oferece.
Iniciar um negócio pode ser complicado e demanda tempo e dedicação, mas, com o devido conhecimento, tudo é possível. Além das dicas acima, é importante estar atento a todas as mudanças do mercado para o desenvolvimento do seu marketplace. A partir dessas dicas, torço para você conquistar bons resultados e evoluir cada vez mais na divulgação dos seus produtos e serviços.

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