Blog da Juntos

Profissional de obra com braços cruzados olha esperançoso para o horizonte
28 de dezembro de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O ano de 2022 se encerra marcado por diferentes incertezas políticas, econômicas e sociais, fazendo com que nos questionemos, como será 2023 na construção civil?

A priorização de gastos como lazer e alimentação, motivados pelo arrefecimento da pandemia e acontecimentos como a Guerra da Ucrânia, inflação mundial, eleições e Copa do Mundo, afetaram o comportamento do consumidor e diminuíram seu poder de compra, gerando diminuição nos tickets dos varejistas.

Ainda assim, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) o PIB do setor subiu de 2,5% para 4% em 2021 e 2022 deve fechar com alta, adicionalmente, cerca de 94% dos CEOs esperam crescimento nos próximos 3 anos, segundo dados da KPMG.

Confira alguns pontos importantes para o ano de 2023 na construção civil e as principais tendências de consumo.

Adequação do ticket médio de produtos

Somadas aos fatores macroeconômicos, as recentes melhorias e reformas que muitas pessoas realizaram em seus imóveis durante a pandemia, fez com que a maioria dos consumidores optasse por alterações mais discretas e itens com menor ticket médio.

Além disso, nacionalmente, o poder de compra dos consumidores — sejam eles finais ou profissionais de obra — segue baixo, sendo estratégico apostar em produtos e soluções com menor valor agregado.

Adicionalmente, muitos consumidores preferiram investir em setores como o turismo, sendo possível traduzirmos essa tendência de consumo para materiais, obras e acessórios que contemplem o lazer.

Crescimento da integração digital do setor


A tecnologia segue sendo uma das principais tendências empresariais e comerciais para o setor da construção civil, havendo exemplos como a crescente digitalização do setor e lojas de materiais de construção, a capacitação de profissionais e a integração dos canteiros de obra à soluções online.

Profissional de obra digita em um notebook.
A crescente digitalização do setor é uma das maiores tendências para 2023.

Os marketplaces e e-commerces são duas potências que agregam valor e praticidade para os clientes. Segundo relatório divulgado pela FIS, empresa de tecnologia financeira, o comércio eletrônico deve crescer mais de 55% até 2025, prospectando anos cada vez melhores.

LEIA TAMBÉM: 5 tendências para marketplaces em 2023

A tendência é que a crescente digitalização e profissionalização do setor de construção civil faça com que as empresas que investirem no comércio online tenham mais longevidade e crescimento, acompanhando o panorama do mercado.

Adicionalmente, os canteiros de obra também estão se integrando à soluções tecnológicas, aplicando funções como QR Codes nas construções para simplificação de projetos, e utilização de impressoras 3D.

Meio ambiente


As questões ambientais também serão relevantes em 2023 na construção civil, indo para além do desperdício de material e recursos (pautas cada vez mais absorvidas integradas ao dia a dia do setor), mirando também na maior rapidez e qualidade na construção.

Vale frisar que ambos os pontos melhoram tanto a qualidade de vida da equipe envolvida nos projetos — já que as tecnologias ambientais otimizam os canteiros de obras — quanto de quem irá usufruir das obras, pois contarão com manutenções mais duradouras e serviços entregues mais rápido.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais?


Explore novas dicas no blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas