Blog da Juntos

Engenheira e mestre de obras orientam pedreiro em obra.
28 de julho de 2022
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para muita gente, fazer uma obra residencial é sinônimo de problema. Isso porque os prejuízos e dores de cabeça já são esperados pelo cliente. No entanto, a verdade é que, com um bom planejamento de obra, podemos conseguir um ótimo resultado – tanto na estética, quanto na economia. 

Fazer o planejamento da obra da residência vai te ajudar a passar longe dos perrengues que podem surgir, mas também a você transmitir confiança no seu trabalho e para o seu cliente.

Quer saber como planejar melhor a obra e não ter um pesadelo sequer nesse meio tempo? Então confira nossas dicas.


5 dicas para melhorar o planejamento de obras residenciais

1) Coloque tudo na ponta do lápis

O planejamento da obra residencial passa, principalmente, pelas estimativas de custo, de material, de pessoas e de tempo. Por isso, é importante ter tudo anotado: desde a quantidade de material, o prazo de entrega, quantas pessoas vão trabalhar na obra e mais detalhes. Todos esses dados são importantes para administrar a sua obra com sucesso e manter as entregas sob controle.

Além disso, não se esqueça de incluir no seu planejamento uma margem para imprevistos, para não ser pego de surpresa em situações como falta de insumos ou ausência de mão de obra. 

2) Faça uma planilha do orçamento

O orçamento de uma obra residencial deve ser bem organizado. Desse modo, nada melhor do que fazer uma planilha relacionando todos os gastos do projeto. Desde o custo por pessoa até o valor para recolher o entulho gerado. 

Com essa tabela bem estruturada, você tem o controle da sua obra em mãos e consegue visualizar até mesmo os pontos onde pode economizar! Ah, e não se esqueça de colocar também o valor do seu serviço!

Pessoa segurando em uma das mãos um capacete de proteção individual e, na outra, moedas.
Uma planilha de orçamentos organizada vai ajudar você a manter o controle da obra residencial.

3) Crie o cronograma da obra

Um dos pesadelos que todo cliente tem é o de que a obra não vai ser entregue dentro do prazo. Sendo assim, para tranquilizá-lo, crie um cronograma e estabeleça etapas de entrega com prazos realistas. 

Além de passar confiança para quem contratar seus serviços, você mantém sua equipe motivada e focada na entrega da etapa em andamento. 

4) Fique atento aos fornecedores

Contar com fornecedores de confiança é fundamental para o sucesso da obra. Por isso, pesquise sobre as empresas, peça indicações, visite outros canteiros. 

Vá além: deixe claro ao seu fornecedor o que você precisa, seus prazos e orçamentos. Mesmo estabelecendo metas, evite pagar seus fornecedores de forma integral antes da entrega do material.

5) Preveja um momento para limpeza da obra

Um projeto termina quando todas as etapas de construção e reforma são finalizadas, certo? Errado! Na verdade, deve fazer parte do seu trabalho a limpeza do canteiro de obras – e o seu planejamento precisa prever um tempo no cronograma para isso. 

Este conteúdo sobre planejamento de obra residencial ajudou você?

A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil. 

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais  e conheça mais sobre o programa de fidelidade.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas